quarta-feira, 16 de março de 2016

Ironia do destino, justiça divina ou desorientação política?

A aliança entre o novo Presidente da Madeira e o Coelho de Lisboa foi uma cartada muito pouco produtiva.
Nas sucessivas campanhas argumentou-se que o bom relacionamento promoveria melhores proveitos financeiros para a região.
Ao que parece, com o Costa o cenário até é bem melhor!
O Coelho de Lisboa, amigo do novo Presidente da Madeira humilhou os ''renovadinhos da república'', deixando-os ao relento numa votação em benefício da região.
A personagem em questão destruiu o tecido económico do país em troca de comentários carinhosos oriundos de Berlim.
Fartou-se de gabar o desempenho financeiro do país durante a vigência do seu governo. Eis o resultado:

-1.8 mil milhões de indemnização a pagar ao Santander pela renovação dos contratos swaps;

- Processos actualmente em curso em Londres referentes à resolução do BES (nomes de peso, Goldman Sachs associado a um fundo de pensões da Nova Zelândia - foram para Londres argumentando a falta de celeridade e confiança na justiça portuguesa - o desfecho prevê-se penoso para a tesouraria do país, em valor nominal superior a mil milhões);

- A bomba relógio de nome Banif, custou ao estado acima de 2 mil milhões.

Se somarmos a isto tudo a incerteza referente à deliberação do Banco de Portugal referente à dívida sénior do BES, facilmente conclui-se que as opções do Coelho de Lisboa foram financeiramente desastrosas para o país.
Ele que difamou a Madeira pela questão da dívida; seria interessante discutir o cariz destes recentes desastres financeiros para o estado. São de certo modo uma ocultação de dívida, a factura existe, surge diferida no tempo!
Ele que vinculou juros de 5% para a Madeira no âmbito do programa de assistência económica e financeira...Um roubo atendendo aos actuais níveis praticados no mercado.

O novo Presidente da Madeira associou-se ao Coelho de Lisboa, hoje na oposição. Os estilos de governação partilham muito em comum: desastrosos e com muitas surpresas diferidas no tempo.

Será isto um presságio para o futuro dos ''renovadinhos'', a relegação para a bancada da oposição.
A avaliar pela insatisfação generalizada no seio da sociedade madeirense e pelos comentários de boutique de café, um presságio é uma caracterização muito generosa!

Senhor Presidente da Madeira, experimente  provocar a dissolução do parlamento e recandidate-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.