quarta-feira, 13 de maio de 2020


Como escreve um insuspeito colonista na plataforma Eco, a tal Lone Star fez um "negócio da China com o Novo Banco" enquanto o Banco de Portugal fez um negócio ruinoso para os cofres públicos: nacionalizou as perdas e privatizou os ganhos futuros do banco".  E acrescenta o colonista: "Estes fundos americanos não entram nestes negócios para perder dinheiro".

Com muita oportunidade lembra lembra ao autor do texto publicado no Eco: "O problema é que, em apenas três anos, o Novo Banco já foi buscar 2.978 milhões, sobrando apenas 912 milhões que muito provavelmente serão reclamados em 2021, por conta dos resultados deste ano".

Enfim, podemos concluir que este banco é um sorvedouro de dinheiro dos contribuintes portugueses.

"Não vai sobrar um cêntimo porque os incompetentes que desenharam este mecanismo não deram nenhum incentivo ao banco para que este pudesse maximizar o valor dos activos problemáticos em carteira". Certeiro, o autor aqui citado acrescenta: "Enquanto houver dinheiro público (e dizemos nós, enquanto houver Centeno em palco) nesse mecanismo, o Novo Banco e o Lone Star vão continuar a rapar até ao último cêntimo.

Vale a pena ler este assertivo texto publicado no Eco, quanto mais não seja pela forma desassombrada com que o autor denuncia algumas maroscas. Diz ele por exemplo: "o cheque de 1,037 mil milhões que pediu ao Fundo de Resolução este ano para cobrir perdas de 2019, o Novo Banco aparentemente terá colocado dois milhões de euros a mais para cobrir uma provisão dos prémios e bónus que poderá ter de vir a pagar aos gestores do banco", entre os quais o seu presidente, que ele diz, teve o talento de "desenhar um mecanismo de garantias públicas que não fosse uma espécie de bar aberto para os norte-americanos do Lone Star 

A pergunta fatal e a respectiva resposta vem no fim: "E adivinhe quem vai pagar a conta? Adivinhou,  caro leitor e contribuinte".

E agora perguntamos nós... o que é que acha do ministro que acaba de mandar pagar à socapa aqueles milhões ao dito Novo Banco e do Primeiro Ministro encornado? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.