quinta-feira, 31 de julho de 2025

Infelizmente é comum haver na política os chamados “ pobres e mal agradecidos”. 

Caracterizam-se pela mania das grandezas, padecem de uma espécie de complexo de Napoleão. Não percebem que a estabilidade não se alcança apenas com um mas sim com um conjunto de competências. 

Mas que fazer…

quarta-feira, 30 de julho de 2025

 Vem de longe, de muito longe, o oportunismo, a maldade, a inveja e a falta de caráter dos Sousas de Santa Cruz. 

Um deles, mesmo continuando a viver em Gaula, apresenta-se como presidente de uma chamada concelhia do Funchal em nome da porcaria JPP. 

Em vez de andar a fuçar no não assunto envolvendo uma cooperativa privada, devia ele próprio  ser submetido a uma averiguação/investigação do MP, sobre o que se passou no Porto Novo (é sempre bom lembrar a javardice) levando pelo braço o maninho, os membros da família “sem malícia” é um tal duarte. Esta gente sem escrúpulos promoveu uma providência cautelar (que se arrastou durante 15 anos) para impedir a continuidade da obra de construção de uns apartamentos no Cais do Porto Novo, acabando com o Tribunal a decidir a favor do investidor, quando este já tinha falecido.

Devia pesar-lhes na consciência, a tortura que causaram ao promotor, mas não, logo que tomaram de assalto a Câmara de Santa Cruz, tudo acabou legalizado e o dinheiro das vendas  dos apartamentos entretanto concluídos mas já nas mãos de abutres conluiados com irmandade sousinha, renderam uma fortuna  à “seita” que beneficiou com o desbloqueamento da obra pelos trânsfugas socialistas que passaram a praticar uma espécie de chavismo no leste da  Madeira.

terça-feira, 29 de julho de 2025

 O Gouveia usa como bufo o Elvio parido no socialismo e agora  deputado daquela coisa híbrida chamada JPP.

No fundo são parceiros nas “nojentices” que conspurcam a democracia  na nossa terra.

Ora vejam lá que o mesmo Gouveia que veio falar de ilegalidades em cooperativas de habitação, já tentou vender o seu apartamento na cooperativa da Empresa de Eletricidade, logo construído com benefícios fiscais.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

O que é que pretende o Gouveia com a sua duvidosa “coligação” ilegal?

De indefectível serviçal do aldrabão Cafofo a substituto por usurpação do poder e derrotado logo que se submeteu a um sufrágio, o Gouveia passou a agitador ou melhor a provocador de curto-circuitos, logo  ele que ao que se diz é especialista em interruptores e disjuntores. Este Gouveia é uma triste originalidade da política regional, grita, acusa mas ninguém está para aturá-lo.

Mas afinal, o que é que faz correr este inútil e a turminha que o segue?




domingo, 27 de julho de 2025

Ao menos isso…

Os eleitores do Funchal vão poder “gozar o prato” com duas candidaturas que se perfilam para as próximas autárquicas. O socialista Caetano e a ressabiada dita independente apadrinhada pelo pequeno agitador de Santa Cruz, a senhora Aveiro, uma eterna de mal com a vida, são garantia de momentos únicos até o próximo outono.


sábado, 26 de julho de 2025

O retângulo Ibérico anda muito ocupado com minudências, envolvendo cargos e outros assuntos que deveriam ser normais se houvesse normalidade nas coisas da governação e as decisões não fossem condicionadas pelos conluios com interesses obscuros e com a dita social.

Assistindo à distância de 900 quilómetros do decadente centro do poder, os madeirenses e os portossantenses defensores da Autonomia e do seu aprofundamento em todas as áreas, interrogam-se sobre a forma como a agenda lisboeta continua a (não) tratar dos temas que verdadeiramente interessam à nossa comunidade.

Há-de chegar o dia em que a expressão da revolta e a indisponibilidade para aceitar falsas promessas e engonhancos será expressiva e bem real…




sexta-feira, 25 de julho de 2025

 Um Penico/Jacinto a perturbar um lobo marinho.

Tudo aconteceu na Praia do Vigário em Câmara de Lobos, onde  um simpático e curioso animal que por lá fazia a sua exploração,  por sinal numa zona onde num passado distante  havia uma importante colónia da sua espécie, foi perturbado pelo Penico/Jacinto que decidiu violar a privacidade e quem sabe a busca de um local para o característico momento de repouso, dos lobos  marinhos. O socialista conhecido pela sua falta de jeito para a política sacou do telemóvel filmou tudo e logo  arranjou maneira de divulgar a “proeza” num meio de comunicação onde pelos vistos mantém grandes intimidades. 

Confessou ter-se sentido um intruso perante o animal. Ora, o que é que os socialistas fazem senão intrometer-se em tudo e atrapalhar ? O lobo marinho  de passagem na Praia do Vigário foi apenas mais uma vítima dos vícios do socialismo.






quinta-feira, 24 de julho de 2025

A anedota mais recente da política regional.

A porcaria formada em Gaula para servir uma família de parasitas manipuladores de mentecaptos, diz que vai ser governo na nossa terra daqui a dez anos. O novo “zandinga” é o pequeno Napoleão do JPP, um ser sem sentido do ridículo, resquício do pior que foi parido pelo socialismo rasca na Madeira.

Sintoma do mau momento porque passa o jornalismo é o espaço que é concedido ao asneirão Elvio.


quarta-feira, 23 de julho de 2025


Chega uma chaga na democracia portuguesa.

O partido do espalhafato, tem militantes que falam de um gravíssima situação de ilegalidade, em manipulação interna e ausência de escrutínio democrático e de controlo total de um líder que têm conduzido a hoje segunda força política da faixa ocidental da Ibéria, como um projeto pessoal e autocrático. 

O Tribunal Constitucional, deu sinal de estar atento à anormalidade e declarou inválida a eleição dos órgãos nacionais do Chega em dois anos consecutivos, mas por enquanto  tudo continua na mesma, como se nada disto não fosse censurável. Ventura o dito chefe a turba, continua a ser o desordeiro de sempre, o mentiroso tóxico que se diz de direita, mas sem ter categoria para ostentar tal qualificação.

É triste assistir aos temores de gente de quem se esperaria outra atitude perante o palhaço, apesar de ser detentora da legitimidade democrática concedida pela maioria do povo para governar com o seu próprio programa.




terça-feira, 22 de julho de 2025

O minúsculo -em todos os sentidos- deputado da organização municipal JPP, eleito para São Bento com milhares de votos a menos do que “senhora” Joana a agitadora sem credibilidade, que apesar de ter arrecadado  muitas cruzinhas no papel, não alcançou o assento parlamentar, fica sempre muito honrado com  a benevolência do atual chefe de governo sempre que se encontram frente a frente na AR.

Pois, agora parece que o inútil só vê defeitos no homem e nas suas políticas em relação à Madeira. 

Nada de estranhar num oportunista incorrigível, que fala sempre pelas costas, qual cobardolas. O fulano  que sem saber como (defeito do sistema) chegou a deputado em Lisboa, é um socialista encapotado, e como tal não conta para nada na luta do nosso povo contra o centralismo/colonialismo. Será sempre visto como um vendido que em tempos até andou em almoçaradas com o sabotador Costa o antigo chefe socialista agora emigrado na Europa. 



segunda-feira, 21 de julho de 2025

 As frases.

“ Os madeirenses têm de ser tratados como portugueses de primeira”.

MA-Julho 2025 

Os  milhares presentes na grande manifestação da Autonomia, também registraram com agrado a frase (como diz o povo sem papas má-língua e para bom entendedor) “ temos de ter capacidade de nos livrarmos das grilhetas do continente”.



domingo, 20 de julho de 2025

Hoje e sempre, o aprofundamento da Autonomia é o desígnio (luta contínua) que o nosso povo abraçou sem complexos e sem medos, doa a quem doer.

As vozes que vão-se ouvir na maior reunião política realizada nesta terra - é porque não no país europeu mais centralista- são de um povo que nunca se vergará. 

Que ninguém tenha ilusões!

sábado, 19 de julho de 2025

Governar para a propaganda pessoal não serve a Autonomia da Madeira. 

O nosso povo, o povo da Autonomia, se hoje é uma base fundamental de umas das grandes conquistas da democracia portuguesa  é porque nunca se deixou levar pelas fantasias de órgãos onde o palavreado inconsequente é norma. Usar a Automomia para salamaleques é coisa de gente que só pensa em instantâneos que ficam registados nas câmaras, mas que não passam de fogos-fátuos.

Por isso pede-se menos exibicionismo e mais trabalho. Ou será que são necessárias orientações vindas de fora?


sexta-feira, 18 de julho de 2025

 Os que vivem na ilusão de que só podem alcançar a riqueza milionária com o Euromilhões, deviam olhar à sua volta e por certo irão encontrar, uns tipos  que jogam em vários tabuleiros (não têm bandeira) e estão riquíssimos. Basta ter tudo de mão beijada e influenciar nomeações para cargos onde muito se decide. 

Depois é coisa do género “uma mão lava a outra”.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Um “ milagre”.

Um teso em apenas 25 anos chegou a milionário. Hoje beneficia do controlo (sequestro) de um avençado que apenas conseguiu eleger um representante no parlamento, um avençado que conseguiu manobrar as coisas estando hoje com tutela da economia. 

O dito novo milionário sempre fez o que lhe deu na gana, usando uma parva que está na Pontinha. Vai dar bronca e com estrondo. 

Qualquer tentativa de aparecer um novo operador na linha marítima, com estes escandalosos conluios será sempre bloqueada. Agora só falta tomar de assalto a luz, pois o negócio do gás poluente já está controlado, agora  soube-se que concessão do fuel que devia terminar em 2016, vai ser prorrogada sem qualquer justificação 

De que é que estão à espera para investigar esta pouca vergonha nos negócios que dão prejuízo ao erário publico ?

Alguém duvida que vai dar merda?







quarta-feira, 16 de julho de 2025

 O PS e o seu novo líder nacional andam incomodados. O circunspecto chefe da coisa  (está visto que tudo era apenas fachada) perdeu a compostura é já manda bocas sobre a forma como aqueles que reduziram o seu partido a frangalhos e têm toda a legitimidade democrática para governar, estão a tomar as suas decisões. 

Esta é mais uma prova de que os socialistas convivem mal com as regras da democracia. 

 

terça-feira, 15 de julho de 2025

Armadilhas socialistas ainda bloqueiam o regular funcionamento do país.

Foram muitos anos a controlar o aparelho do Estado, mas também numa governação incompetente que nos afundou levando-nos mesmo à bancarrota. Agora surgiu um empecilho que está a complicar a substituição do antigo Ministro das Finanças socialista Mário Centeno, colocado pelo emigrado Costa com o beneplácito do homem de Belém no Banco de Portugal.

Comportando-se como dono e senhor de tudo o PS aprovou uma lei para impedir  a substituição de Centeno logo após a data em que ele termina o mandato o que acontece no final desta semana.

Convençam-se o socialismo faz mal ao país…


segunda-feira, 14 de julho de 2025

Os socialistas encapotados que inventaram o JPP um movimento político municipal que alimenta a chulice dos seus fundadores  e de uns quantos inúteis que vivem à custa dos nossos impostos, estão a propagandear mentiras sobre um novo modelo do subsídio de mobilidade já desmascarado e por isso chumbado na Assembleia da República.

Sim, os madeirenses e os porto-santenses vão poder pagar apenas o valor líquido dos seus bilhetes de avião sem adiantamentos nem reembolsos, mas através de uma iniciativa séria e realista da autoria do PSD   o partido que sempre colocou os interesses do nosso povo na primeira linha das suas ações políticas. 

Já está aprovada um Plataforma Digital para implementar esta importante ferramenta que ajudará a simplificar a vida de todos acabando com as burocracias  que nos foram impostas e agravadas pelo centralismo. 


domingo, 13 de julho de 2025

Mas que coisa foi aquela que foi vista no Porto Moniz na Feira Agropecuária? 

Gente séria comprometida e preocupada com o bem comum não era com certeza. Aquilo mais parecia uma excursão de parasitas, o que estando a decorrer no local uma mostra  com alguns animais não era de todo aconselhável. 

Tudo ficou esclarecido quando foram identificados na “romaria” discípulos do aldrabão Sócrates com particular destaque para o agarrado ao poder - no chamado partido/agência de Lisboa, a exibir a cremalheira de que se serviu para enganar papalvos.


sábado, 12 de julho de 2025

Parido socialista agora dá a cara por uma coisa híbrida e oportunista, que enfraquece a presença da Madeira no parlamento lisboeta.

Sim, há muito o povo desta Região retirou as suas ilações, mas não as que o aldrabão quer fazer passar, o nosso povo já viu que foi um grande erro dar os votos que permitiram eleger este socialista camuflado  que vive à custa de um embuste chamado JPP.

Traição existe mas é na área política que o pariu. A questão do subsídio social de mobilidade, continua a ser um problema por resolver e tem de ter uma solução mas nunca poderá passar pelas  chico-espertices deste  ser.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Os madeirenses e os porto-santenses esperam que os sinais para a resolução do dossier da mobilidade aérea, bem como de muitos assuntos pendentes, não se fiquem por aí - pelos meros sinais.

Lisboa anda muito entretida com outras coisas, com a sua agenda de prioridades e alianças muito própria (isso é la com eles) mas como se tem ouvido falar em encontros anúncios para breve e em novidades em matérias que têm sido demasiado engonhadas, e que por isso continuam a atormentar a vida do nosso povo, deseja -se que haja boas notícias para quem aqui vive e também deu o seu contributo para atual solução de governo por aqueles lados.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Será que o candidato presidencial com muita experiência em submarinos, ainda não se deu  conta que o submergível está  a mostrar fissuras na sua estrutura que podem tornar -se irreparáveis devido à presença a bordo de um agente especialista em sabotagens, intrigas e traições. 

Algumas das suas infelizes declarações na recente visita à Madeira, parecem ter sido influenciadas por uma tal Iglesias, que foi ou continua a ser o “grande” orientador da seita cafofista que se alimenta dos restos do chamado PS.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Agora que está na ordem do dia-finalmente- o julgamento do aldrabão sem paralelo que um dia em nome do socialismo chegou a primeiro-ministro, arrastando Portugal para o abismo, ao mesmo tempo que ele fazia vida de milionário, cabe fazer uma simples reflexão sobre os incondicionais que manteve por cá. 

Ora, será possível encontrar um deputado, um autarca, um simples militante do PS/Madeira que não tenha alinhado com Sócrates? Haverá dirigentes socialistas de primeira linha, antigos ou atuais que não tenham seguido cegamente o dito Sócrates,  agora a ser julgado por vários crimes incluindo o crime corrupção? Sem muito esforço também conseguimos identificar homens de negócio e políticos com percurso feito em áreas políticas distantes do PS que fizeram fila para reunir com o corrupto. 

Um exercício interessante não acham?



terça-feira, 8 de julho de 2025

 O minúsculo Elvio de Gaula vai apresentar um voto de protesto contra o candidato presidencial Melo.

Será por mesmo em pé o dito Elvio dar pela cintura do “gigante” antigo homem do mar e agora pretendente a ficar com as vistas de Belém? De facto é notória a diferença de estatura entre os dois. 

Acreditamos que tudo não passa de mais um bico de pés do incorrigível oportunista de Santa Cruz.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

O Programa do Governo da República aprovado com os votos de três deputados da Região que contribuem para o reforço e conforto da maioria para a aprovação de medidas importantes para o nosso país, quando foi conhecido publicamente foi qualificado de genérico e carente de negociações em muitas matérias que dizem respeito ao futuro da nossa terra.

Em que pé estamos? Pegunta o povo que segue o Partido Fundador da Autonomia e se prepara para marcar presença na maior manifestação política da Região já no próximo dia 20 de julho no Chão da Lagoa.

domingo, 6 de julho de 2025

Ninguém conhece nada de relevante sobre a passagem pela política de um “menina” que exibe um nome conhecido para que alguém pergunte quem é afinal esta que do nada aparece a anunciar uma desvinculação partidária.

Lá muito para trás foi copiosamente derrotada numa investida à principal organização política  de juventude da Região.

Então qual a razão para os seus ressentimentos serem notícia até na faixa ocidental da Ibéria. Pois há quem diga que para além da sua vaidade existem ligações com desenraizados que são conhecidos adversários/militantes contra a Madeira.

sábado, 5 de julho de 2025

 Mais um centralista…era o que nos faltava.

O candidato Eduardo Passaláqua defende a continuidade do inquilino de São Lourenço, um árbitro diz ele.

Pois que fique sabendo que essa não é a vontade do povo que defende à Autonomia. Ao contrário daquilo que insinua o candidato presidencial, a defesa da Autonomia não é nem nunca foi uma questão partidária, é um princípio inabalável assumido por todo um povo farto das amarras impostas pelo centralismo/colonialismo com sede em Lisboa.

Que tenha uma boa estadia na nossa terra, onde terá, estamos certos, a oportunidade “experienciar” o bem receber dos madeirenses e dos porto-santenses.


sexta-feira, 4 de julho de 2025

Não acham que é demasiado trivial nestes tempos em que há muito para decidir sobre o nosso futuro ouvir um alto responsável de Portugal dizer que “ A Madeira é uma pérola do país e “ é uma “Região rica em recursos e belezas naturais” ?

Sim, balbuciaram-se umas promessas de cooperação, mas mesmo assim…Por momentos até fez lembrar o o último presidente do Estado Novo Almirante Américo Tomaz nos seus desembarques na nossa terra no século passado.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Gel com inseticida é um remédio santo (nem de propósito) para combater qualquer praga de térmitas. São muitas vezes confundidas com formigas de asa, mais prosaicamente vamos chame-lhes formigas brancas. 

Houve um grupo musical com algum sucesso com o nome Santos e Pecadores, mas no caso que interessa para aqui, estamos perante uma enfeite de Santos Traidores, vadios  parasitas do sistema e só isso, já que serviço à comunidade ou dedicação a um projeto político, nada se viu, só mesmo nojento oportunismo.

Ainda bem que começaram ser desmascarados…estarão a sentir os efeitos do tal gel?

Quem agora os acolhe que se amanhe e ature a inutilidade arregimentada.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Vem aí o 20 de Julho e o PPD/PSD, Partido fundador da Autonomia, quer voltar a fazer nesse domingo de verão a maior manifestação da vontade de afirmação de um povo, que tem dado provas de querer ir mais além no aprofundamento do sistema político que nos trouxe desenvolvimento, melhores condições de vida e que é a base de uma emancipação desejada pela esmagadora maioria dos madeirenses e porto-santenses,

Por tudo isto o que se dispensam são “Pérolas” e vacuidades de circunstância.






terça-feira, 1 de julho de 2025

É bom saber.

A Madeira e os Açores vão exigir aos que governam a faixa ocidental da Ibéria a reforma da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, não aceitando mais descriminações e penalizações. A Madeira e os Açores querem ver reforçadas a suas participações em todos os órgãos do Estado onde são decididas medidas com impacto direto no seu desenvolvimento.

Já que por preguiça ou conveniente distração eles não incluíram no programa de governo uma simples linha sobre os territórios que dão dimensão e importância estratégica a Portugal e onde vivem milhares de portugueses de direito, espera-se que aquela gente acomodada num crónico centralismo acorde e se deixe de discursos cínicos e de circunstâncias.