domingo, 2 de novembro de 2025

Alguém acredita que qualquer coisa vinda do Luz do avental permitirá ver claridade ao fim do túnel?

Poupem-nos!

Estes cubanos deviam ter decoro antes de falarem sobre a Madeira e sobre o seu  povo. Percebam de uma vez por todas, que  se querem ter ilhas que aumentam o valor estratégico ao retângulo adjacente, devem pagar e mais do isso respeitar o povo que lá vive. Ou será que estes provincianos bem falantes à moda de Cascais se consideram portugueses de primeira categoria?  Não são, e é pena que haja ainda quem os continue a tratar com salamaleques e paninhos quentes. 

Raios partam os colonialistas do século XXI.




sábado, 1 de novembro de 2025

A pulga atrás da orelha.

Apareceu uma notícia a dizer que Lisboa vai criar um grupo de trabalho para rever a Lei das Finanças Regionais. Rever, grupo de trabalho, Lisboa, tudo isto faz estremecer e aumentar a suspeita sobre a bondade do noticiado, por sinal quase às escondidas. 

É verdade que já se vêm por todo o lado enfeites e luzinhas de Natal, mas o problema é fazer acreditar no Pai Natal uma comunidade escarmentada por tantas desconsiderações do tal poder instalado na maldita Lisboa, que continua ser um antro de centralismo e de vergonhoso colonialismo. 

Se estão de boa vontade e querem mesmo andar para a frente com revisão da Lei da Finanças Regionais, não convidem para tal grupo de trabalho um conhecido reformado que gosta de atribuir-se feitos e obra ao jeito do Rei Sol, durante a quase cinquentenária Autonomia.











sexta-feira, 31 de outubro de 2025

O país anedota da Europa está na ponta ocidental da Península Ibérica.

Quando chove é o caos, quando falam de política só sai porcaria. Esse país nada resolve, só ajuda a atrasar a vida de quem lá vive. Esse país tem medo de um troglodita palavroso e do seu pelotão de indigentes e covardes  como o dito troglodita. Olha-se  para o resto a Europa e temos políticos cultos em todos os quadrantes, que defendem de forma consistente as suas ideias. Lá nesse lugar onde se movimenta o asco, andam todos à nora, porque são medrosos e incompetentes perante os dislates de um ser traumatizado. Ele existe à custa de dinheiros de origem duvidosa, que deviam ser investigados pela justiça A chaga já tem as suas ramificações na nossa terra personificadas por meia dúzia (se tanto) de parvos que conspurcam a democracia e que vivem da chulice dos dinheiros públicos.



quinta-feira, 30 de outubro de 2025

 O novo ano que está aí à porta começa com a escolha de um novo Presidente da República.

O tempo agora é de ouvir o pensamento e os programas dos candidatos. Temos ouvido falar de muitas coisas, impostas pela agenda jornalística viciada e alimentada por temas de lana- caprina com a marca do centralismo lisboeta. Quem vive separado pela imensidão do Atlantico, e que é obrigado a ser português -e por isso tem direito ao seu voto-  espera que os candidatos (há uma senhora que devia ficar em casa)  não limitem  o seu discurso ao malfadado politicamente correto e falem claro sobre aquilo que pensam sobre o Portugal que existe fora do retângulo Ibérico.

O futuro inquilino do Palácio com vista  Tejo e para o Cristo Rei de Almada, deve ser alguém capaz de se abrir a outros horizontes. 

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Contribuímos para a dimensão estratégica de Portugal mas continuamos a ser tratados como cidadãos de menor importância no país teimosamente o mais centralista da Europa, apesar ter a lidera-lo políticos rurais na sua maioria nados e criados naquilo a que se pode chamar a “parvónia” cuja capital, Lisboa, tanto os deslumbra assim que lá colocam os pés. 

O homem, até veio à Madeira prometendo trazer novidades sobre a continuidade territorial cujo texto está consagrado na Lei Fundamental. Foi bem recebido, como sempre faz o nosso povo, mas já então deixou-nos desconfiados com a sua falta de clareza e notória vontade de despachar o assunto e pôr-se a andar para o avião. 

Não acham que é tempo de dizer basta a estes tipos dizendo-lhes nas trompas tudo o que nos vai na alma. Será que solidariedades praticadas na escuridão de certos salões, valem mais do que o cumprimento do dever perante toda uma comunidade?

terça-feira, 28 de outubro de 2025

É tempo de dizer Chega ao corrupto aprendiz de fascista Ventura.

Vive à custa da covardia dos dinheiros escondidos que o alimentam. É um corrupto rodeado de palhaços e alimentado por uma comunicação social sem princípios que sobrevive à custa das palhaçadas do traste.

Ventura o corrupto foi desmascarado pelo primeiro-ministro no parlamento. É assim que deve ser tratado, ele e o excremento que o segue na nossa terra onde há um chulo dos dinheiros públicos.


segunda-feira, 27 de outubro de 2025

 Dirão que são as imperfeições do melhor dos piores sistemas políticos, como alguém disse há muitos anos. 

No entanto, o bom senso, exige que todos os oportunistas, mentirosos, aldrabões, cínicos, mal formados e portadores de todas as porcarias que se entranham na vida humana, devem ser confrontados, desmascarados e colocados no seu devido lugar, quando são fator de toxidade para a comunidade. Manda-los à merda será uma solução simples mas eficaz. 

No fundo é na nojentice e fuçando na porcaria que este tipo de gente se sente bem, este tipo de gente mas também a jornaleira em declínio  que lhes dá palco e é  cúmplice. O execrável Ventura o extremista de direita engana papalvos, o tipo das mil entrevistas e candidato a tudo num sistema podre a pedir reforma urgente, prometeu ir rezar no Vaticano para agradecer a concretização de uma presidência, um delírio que lhe está a toldar a pinha. Quem conhece bem a peça, coloca em equação, se o fulano, não estará apenas a pensar no recato de um confessionário da cidade de Roma,longe dos lugares que frequenta,onde poderá desabafar sobre os recalcamentos e velhos traumas que continuam a atormenta-lo.








domingo, 26 de outubro de 2025

O povo da Madeira enfrentou a ditadura fascista de Salazar há quase um século. 

Então, Lisboa viu-se obrigada a enviar forças militares repressivas e até desembarques de tropas foram tentados. Seguiram-se décadas de penalizações vingativas a quem aqui vivia. Foram os anos negros do colonialismo/centralismo opressores.

Depois veio a democracia e a luta pela Autonomia e pela emancipação do nosso território, o grande desígnio dos Madeirenses e dos Porto-Santenses.

Nunca será uma imitação estridente cheia de recalcamentos e problemas mal resolvidos, parida por um inculto que também tentou interferir na nossa vida, usando o poder centralista e agora “ídolo” ‘da bafienta política lisboeta que irão contar para o totobola. Os idiotas úteis que votaram na porcaria em São Vicente e foram motivo para a vinda da atração circense à nossa terra, são simples marionetes ao serviço de mais um cubano que se julga capaz de impressionar o nosso povo. O execrável que acolhe o pior da sociedade numa organização política que nem entre os seus pares na Europa é respeitada  e que julgando-se alguém, foi à América à posse de um presidente, mas que não passou de um quarto de hotel (pago por um seu conhecido do retângulo adjacente) e com televisão pay-per-view, é uma nuvem passageira em forma de coelho que assusta os tontos do continente. 

Por aqui não impressiona ninguém!







sábado, 25 de outubro de 2025

Alterações climáticas ninguém duvida que há e com graves consequências por todo o lado, mas aumento dos territórios de forma natural, que se saiba não está previsto, antes pelo contrário.

Quando há contabilistas criativos na equação, normalmente tarde ou cada vez mais cedo, descobre-se a asneira. Antigamente chamava-se mangas de alpaca. Agora estão em desuso, mas eram funcionários esforçados, por regra pessoas sérias, que se recusavam a vender ilusões. Hoje tudo é diferente para pior, muito pior. Sem bandeira, sem passado registável, a não ser ter como meta, encher-se e inchar o seu pobre ego, atropelam tudo e combatem o bom senso assim que se instalam em lugares que mexem com a qualidade de vida das comunidades. Tornam-se arrogantes, pedantes, altivos, mas não conseguem esconder o ridículo.

É a liberdade de asnear, concedida a gente deste calibre que desencadeia várias questões, como por exemplo…de onde veio este fulano, por onde andou, como é que chegou aqui, o que é que tem feito, quais os seus contributos com valor para a comunidade, quanto é que nos custa, porque é que aparece muitas vezes de smoking, serve para quê? 









sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Na Região Autónoma da Madeira, o desemprego continua a descer, regista agora a maior redução do desemprego em Portugal. Em setembro passado os números apontam para um quebra de 18,5% face o mesmo mesmo mês em 2024.

Isto não é  propaganda barata ou manipulação, é sinal de que se continua a governar bem em benefício de toda uma comunidade. Entreguem-nos novos instrumentos, como o por exemplo, uma nova Lei das Finanças (promessa sucessivamente adiada). Não tenham medo, os madeirenses ajudam o país e progridem sempre que os libertam das amarras do centralismo.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

 Irmãos na podridão e no  oportunismo. 

JPP, e Chega são cada vez mais parecidos. Há uma diferença subtil na forma de comunicar. Enquanto os primeiros pregam moral em tom sonso e “sousinha manhoso ressentido” os outros vibram com os decibéis metralhados pelo seu Ventura imitador de Mussolini -mas sem a substância do ditador italiano. Ambos são canalha dispensável a uma prática democrática saudável e respeitadora da cidadania, ambos trazem para a política o pior da natureza humana. 

Agora soubemos que oito tipos eleitos pelo JPP se apresentaram na cerimónia de tomada de posse da Assembleia de freguesia do Monte e apressaram-se a renunciar aos mandatos para que tinham sido eleitos pelo povo.No retângulo adjacente na bancada onde se senta o desbocado e traidor Gomes, há deputados com problemas com a justiça e naquela coisa a que eles chamam partido político, estão referenciados  e com julgamento marcado pedófilos.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

 Ora essa, era só o que faltava. 

Os dispensáveis de Gaula (são gente sem princípios e valores) que não interessam nem o menino Jesus e depois da recente debacle eleitoral nas autárquicas, andam a fazer-se a acordos com o PSD. Estão a bater em porta errada, os chulecos mal cheirosos e sem programa, tão aldrabões como o ridículo imitador de Mussolini o André traumatizado e ressentido pelo seu passado. Se houver entendimentos a fazer (nas juntas por exemplo) será com partidos com história na nossa democracia e não com grupelhos de gente interesseira e sem ideologia. 

terça-feira, 21 de outubro de 2025

A República Ibérica  com menos de 600 quilómetros de extensão e pouco mais de 200 quilómetros de largura, é cada vez mais uma faixa territorial ridícula onde as prioridades políticas estão viradas do avesso. 

Fazem um estardalhaço com burcas e niqabs, quando na Europa já havia pelo menos nove países a proibir a nível nacional o seu uso. É lá nesse retângulo adjacente que existe a extrema direita mais inculta, cheia de grunhos analfabetos e vadios liderados por um desgraçado palrador que atemoriza uma comunicação social em aflição que para tentar safar-se trabalha para entreter a indigência que faz do sítio um dos lugares mais atrasados da Europa. Também ainda fazem farinha por aqueles lados um partido comunista mofento e cheio de traça e uma ultra extrema esquerda radical de bairro desgrenhada, que odeia trabalhar e quem trabalha, mas cujas portas abertas custam a todos os portugueses (também a nós que vivemos separados pelo oceano a quase mil quilómetros) milhões todos os anos.

Agora têm um novo entretinimento que provoca o “orgasmo” de dúzias de comentadores e comentadeiras nas televisões e no pouco papel que ainda se imprime. 

Eleições para a presidência da estreita faixa ocidental da Ibéria. 

É claro e ainda bem que há uns tipos decentes e bem infecionados que aspiram ocupar o cargo. Mas, meus senhores, já não bastava ter de aturar de quatro em quatro anos o calceteiro socialista que animava congressos do choramingas Guterres, e levar agora com doses da Margarida boneca de loiça dos filmes de terror “ressuscitada” pelo bloco de estrume e com a ameaça de aparecer na contenda a versão esquerdoide do chato Tavares um emproado com salário de deputado pago por todos nós. 

Estes são todos maus, mas  por amor de todos os santinhos que nos defendem a partir dos céus, que mal fizemos a Deus  para  ter de ouvir um tonto cheio de tiques sem vida e obra em favor da comunidade, um atraso de vida  que duvidamos  que faça o pleno dentro da  sua própria casa chamado Seguro com o cognome Rapaz Tozé.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

A mania das grandezas sobretudo quando se alimenta do esforço financeiro de toda uma comunidade é uma coisa asquerosa. 

É o caso de um clube que teve tudo o que quiz, à custa de chantagens e que agora vive em aflição, consequência do parasitismo de maus gestores que nas últimas décadas da sua história, usaram e abusaram do acesso aos dinheiros públicos.

Falamos do mais minúsculo clube das ilhas deste planeta, que na paranóia dos seus dirigentes em várias épocas da sua história, ousou auto-intitular-se como o maior das ilhas, como se não houvesse mais mundo para além da rua e lugar onde foi fundado.

Fechada a teta, viraram-se para o estrangeiro, e agora correm o risco de desaparecer engolidos por chamados investidores ligados ao crime organizado do Brasil, a contas com a justiça. 

Pobre Marítimo, pobres seguidores e amantes das cores verde-rubras do Almirante Reis.






domingo, 19 de outubro de 2025

A maçonaria está a dominar a política em Portugal, é uma praga tal qual o socialismo e o que resta do anacrónico comunismo. Por aqui, nesta área política,estamos a dar guarida a um ser venenoso, ressentido de mal com a vida chamado Edgar Silva. Nestes tempos é necessário combater as três pragas, duas delas moribundas, mas nem por isso menos perigosas.

A primeira, está a deitar a cabeça de fora, manhosa como sempre, gerindo interesses obscuros e minando a democracia. 

Há eleitos que obedecem ao culto, para garantir lugares e benesses. Ao contrário daquilo que pensam estão identificados.

sábado, 18 de outubro de 2025

O fulano é uma autêntica bomba relógio da política caseira.

A verdade é que a seita do PS local não faz falta nenhuma e não contribui para a sanidade da vida política na nossa terra. O problema é da indigência que povoa aquela porcaria e precisa do partido para sobreviver, mas ouvir a lagartixa pegajosa Cafofo, a falar de minagem no pouco que resta daquilo e tenta livrar-se da praga é no mínimo risível.

Este Cafofo putrefacto ainda não percebeu que é tóxico, cheira mal e é um quisto a precisar de ser extirpado. 

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

 No Chega é só porcaria atrás de porcaria.

O porco acusado de abuso de rapazes menores vai mesmo a julgamento. E há naquele desgraçado Portugal  quem continue a tolerar e a dar palco ao Ventura, um ser com notórios problemas de personalidade e traumas escondidos. O mínimo que se pode pedir aos sequazes que seguem a personagem na nossa terra, como o Santos e o Gomes, o homem alterado que de vez em quando desata aos gritos em São Bento,  é que sejam consequentes e peçam ao seu idolatrado chefe para mandar “capar” o criminoso seu correligionário. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

A Mortágua fez um bom serviço à democracia portuguesa descredibilizando  (espera-se que vez) a excrescência Bloco de Esquerda. Aquilo não fez sentido nenhum,  gasta dinheiro dos contribuintes, faz mal à saúde, e alimenta o vício não apenas da vadiação. 

Espera-se que na nossa terra, onde houve o bom senso de também reduzir a pó a porcaria, se deixe de dar palco à Letra (vencida) e aos mal cheirosos que a acompanham. Basta de decadência e parasitismo. 

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

A barata tonta, ressabiada e frustrada, que quase falia a Segurança Social (quando por lá andou) como se sabe acabou despedida assim que o Tribunal de Contas detetou ilegalidades na sua atuação. Agora anda assanhada, ela e o aldrabão dos limões da Ilha em Santana, depois do banho eleitoral de domingo. 

Uma coisa é certa o banho tornou o ar mais respirável, pois serviu (mesmo sem sabão)  para disfarçar o rasto de fedor que deixava o nojento de Gaula, o mentor da união entre estes dois seres que acabaram castigados pelo povo do Funchal.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

 Enredos, tramóias e teias.

Parece que há conluios metendo o “irrevogável” todas as estações, para que venham navios com pelo menos 140 metros. Se a coisa for para a frente ao menos espera-se que os preços por m3 ou tonelada baixem. O problema é que pelo caminho metem- se o amigo do “irrevogável” e a barata tonta dos portos um verdadeiro caso de pau-mandado sem personalidade.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

 O Partido da Autonomia continua a merecer a confiança da maioria do povo da Madeira e do Porto Santo, é o maior partido da Região Autónoma, venceu em seis Câmaras e vai liderar a Associação de Municípios. 

No Funchal,  Jorge Carvalho venceu com maioria absoluta e a sua candidatura ganhou em todas as freguesias da nossa cidade capital. 

Os funchalenses vão ganhar nos próximos quatro anos com a sua competência e dedicação  à causa pública. Por toda a Região os eleitos do Partido da Autonomia vão fazer a diferença. 

As cenas ridículas a que assistimos em direto protagonizadas pelos tristes do costume não contam para a história.






domingo, 12 de outubro de 2025

A Madeira, toda a Região, merece o melhor, devemos dar valor à competência e à entrega de quem está na política para servir as pessoas-toda a nossa comunidade-e não a gente que se aproveita das fragilidades humanas mentindo e aldrabando, sabendo que está a fazê-lo.

Agora, é tempo de acreditar em quem apresentou programas sérios e penalizar a má língua e os oportunismos. 

A Autonomia também se constrói nos pequenos lugares, nas freguesias e nos concelhos da nossa terra.

sábado, 11 de outubro de 2025

 Só um país que olha para os seus cidadãos com tiques de mestre escola, continua a insistir na ideia retrógrada de um dia de reflexão antes do voto nas urnas. 

Nós por cá dispensamos a palermice. O povo da Madeira e do Porto Santo sabe que pode continuar a contar com aqueles que nunca tiveram medo de assumir a luta pela nossa emancipação. Estes são tempos de voltar a dar a vitória ao Partido da Autonomia nos onze concelhos da Região.


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Há proposta de Orçamento de Estado para 2026

Segue-se a discussão e votação na generalidade. No que diz respeito à Região as reações são moderadas e revelam cautela. Naqueles lados eles continuam amarrados aos vícios do centralismo/colonialismo ainda por extirpar. 

Sim, é preciso falar sem medos colocando solidariedades esquisitas de parte, na urgência de uma nova Lei das Finanças Regionais com tudo o que isso implica. Os madeirenses e os porto-santenses agradecem.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Um eterno derrotado como muleta do derrotado impertinente.

Pelos vistos tentando fazer esconder o vergonhoso mandato do Caldeira em São Martinho, Gouveia e Caetano desfilaram nas ruas da freguesia desafiando as más memórias de uma população traumatizada com os anos da incompetente governação socialista.

Citando as palavras da seita socialista no terreno, aquilo não passou de um engodo (fedorento) para enganar os funchalenses e caçar votos. 





quarta-feira, 8 de outubro de 2025

 Tristes originalidades.

Um cubano arribado na nossa terra chamado Camelo, defende que deve ser o governo regional a suportar os custos das viagens dos madeirenses para a faixa ibérica onde ele nasceu. Está visto que este dito liberal de trampa nunca se deu ao trabalho de ler as obrigações constitucionais da República para com as Regiões Autónomas. 

Não será melhor este Camelo voltar ao lugar de onde veio?

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Pouco tem mudado na campanha autárquica no nossa terra neste últimos dias, coisa que não é de estranhar.

Há quem tenha programa e o apresente de forma democrática, clara e civilizada, mas também existe quem apenas exprima ressentimentos pessoais e não tendo nada para apresentar, agite, ataque e em estado de desespero recorra à mentira e propondo de forma pouco séria o irrealizável, 

Espera-se que na próxima quinta-feira na cidade do Funchal, mas também por toda a Região até o dia das eleições, se premeie quem fez uma campanha limpa e séria. 

O tradicional comício programado para essa quinta-feira, antecedido por uma chamada arruada na nossa cidade capital deve ser a prova de que o Funchal vai ganhar com a eleição de Jorge Carvalho e da sua equipa. 

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Os chamados “activistas da paz” portugueses liderados pela esquerdista Mortágua, fugiram logo que puderam da prisão no deserto de Israel ( após intervenção do governo) e foram recebidos no aeroporto da antiga capital do império perdido por um ajuntamento em alarido fanático e fumegante. 

Quanto ao povo palestino continua a viver como tem vivido nos últimos anos, usado e abusado pelos interesses do tal Hamas uma organização terrorista armada traiçoeira que não respeita a vida humana.

Há quem diga que a sorte da Mortágua ( e dos seus parceiros ) foi não ter sido levada para os célebres túneis do Hamas na Faixa de Gaza.

domingo, 5 de outubro de 2025

Estamos a oito dias das eleições e presumimos que já ninguém tem dúvidas sobre a decisão a tomar.

De um lado está o ressentimento, do outro está a convicção e a vontade de estar ao lado dos anseios das populações cumprindo um programa, coisa que a indigência não foi capaz de apresentar, 

Isto é válido para o Funchal mas também para toda a Região.


sábado, 4 de outubro de 2025

Agora é um suspeito de fraude fiscal qualificada. 

É deputado, é candidato a presidente de uma Câmara, é do Chega faz parte das candidaturas autárquicas do partido no continente, mas partilha as suas ideias políticas com o rapazito Filipe Santos a escolha para o Funchal do Ventura o tal que cada vez mais revela por entre a sua estridência palavrosa ser alguém com muitos traumas. 

Como nada diz, presume-se que candidato à Câmara do Funchal pelo Chega está solidário com o acumulador de uma dívida superior a meio milhão e que vai ter de responder por isso num processo em Tribunal.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Um candidato bem preparado que está a vencer a demagogia e a mentira. 

O absurdo imposto pelo politicamente correto está a prejudicar o esclarecimento dos cidadãos em mais uma campanha eleitoral. Aqui, como território continental (mas isso é la com eles) debates ridículos e intermináveis não permitem o conhecimento das ideias e programas (de quem os tem). Aquilo funciona mal em modo assembleia geral de condomínios tornando difícil a tarefa de quem não está ali para brincar à política e aos partidos. Felizmente, que há gente com categoria, ideias e pensamento próprio, como é caso do candidato à Câmara do Funchal, Jorge Carvalho. 

Por tudo isto e pela sua serenidade face às provocações dos adversários de circunstância, e comportamento exemplarmente democrático mesmo perante um presumível debate imposto pelas regras caquéticas do sistema, merece ser Presidente da cidade capital da Região Autónoma da Madeira.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

A rebaldaria no Chega continua.

Há um candidatado às autárquicas do partido daquele ser estranho de quem ainda vamos ficar a saber coisas tristes escondidas numa personalidade traumatizada, que sendo deputado da nação violou o Estatuto dos Deputados celebrando um contrato comercial da empresa da qual é proprietário e gerente com uma entidade do Estado. 

A continuar assim, ainda vai sobrar e ainda bem para o devedor de dinheiros públicos usados para aldrabar um currículo universitário no estrangeiro. Falamos é claro do indisposto e execrável Gomes, mas também do rapazinho Santos, e da sua chulice na administração regional e num clube onde parasitou e enganou quem lhe confiou competências para as quais não estava habilitado.


quarta-feira, 1 de outubro de 2025

É lamentável que um alto responsável deste pobre Portugal, avance sem qualquer excitação para um acordo (de sobrevivência???) com um um grupo de trastes mentirosos e oportunistas e não cumpra a palavra dada a uma Região que suporta a sua maioria de governo (pelas peles) com três deputados.

Os madeirenses e os portossantenses continuam a ser tratados como portugueses de segunda e não conseguem deslocar-se ao território onde o dito se pavoneia com cinismo o seu fraco poder,  sem adiantar dinheiro do seu bolso, coisa que ao que se sabe não acontece em mais nenhum país da União Europeia. O mínimo que quem vive nesta Região pode concluir é que a aliança entre o avental e o silício devia envergonhar o mentiroso que aqui veio no verão passado. 





terça-feira, 30 de setembro de 2025

A Madeira não pode deixar-se contagiar pela agenda política de Lisboa. 

Com a participação direta da decadente comunicação social, aquilo está transformado  num circo de má qualidade. Olhemos para a nossa terra, façamos uma avaliação serena da campanha autárquica e penalizemos os parasitas, que apenas lutam pela manutenção da sua chulice dos dinheiros públicos, e que andam por aí sem programa a vomitar ódio e ressentimentos sem nada de positivo para apresentar à nossa comunidade. Hoje é possível conhecer quem está genuinamente empenhado em melhorar as condições de vida das pessoas e sem atropelar competências tem uma visão certa para o futuro da nossa terra.

É fácil, basta ver quem não alinha na má língua fala verdade e é genuíno.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

 Será que o “menino” Luís Filipe candidato do Chega à principal Câmara de Região, está confortável com a revelação sobre um seu correligionário também candidato no retângulo às autárquicas, fotografado em “pêlo” em intimidades com um homem? Uma coisa é certa ao menos na política o LF Santos candidato local deve partilhar ideias com descarado, também ele escolha do chefe da excrescência. 

Chega de tolerância para estes execráveis da extrema-direita fascista inculta. O Chega onde agora se encontra o citado Santos que vemos pela cidade nos cartazes de campanha, é uma organização que foi considerada ilegal pelo Tribunal Constitucional. Não apresenta contas, esconde a origem dos dinheiros que lhe permitem ter porta aberta. Tem autarcas com problemas com a justiça, teve um ladrão de malas como deputado. Tem gente no parlamento nacional que meteu ao bolso dinheiros públicos para frequentar cursos que ninguém reconhece. Aceita abusadores e violadores de crianças, detidos por alcoolismo na condução de automóveis, usa capengas para proteger o seu ditador de meia tigela, na verdade um grande covardolas.

 O candidato Luis Filipe, nunca irá concretizar as suas parvas  ambições, pois o partido onde agora está é dominado por uma figura (deve haver por ali muitos traumas) que é candidato a tudo o que mexe. Freguesia, Câmara, deputado à Assembleia da República, Parlamento Europeu e até à Presidência.

Ainda vai ter de pedir ao papá mais uma cunha.


domingo, 28 de setembro de 2025

Notícias da escumalha apoiada pelo Gomes e pelo filhinho do papá Santos, candidato à Câmara do Funchal. 

Um nojento da organização Venturiana (eles dizem que foi expulso do partido, mas não dizem que se curou do vício) foi preso pela PJ por suspeitas de abuso sexual de uma rapariga, na altura com 14 anos. Não foi a primeira vez que o porco esteve envolvido num caso de abuso sexual de menores. 

E agora Gomes… o Chega vai pedir a castração do tipo? 



sábado, 27 de setembro de 2025

 Não deu conta do recado enquanto andou por aqui, obedecendo às orientações do pateta Cafofo e do agente cubano Iglesias, mas agora a partir do púlpito de Bruxelas, manda bitaites sobre política internacional. 

É o “piqueno” fracassado Sérgio Gonçalves, na sua tentativa patética de dar prova de vida aos fins de semana na folha desorientada que continua a perder leitores todos os dias.

Bruxelas e Washington DC devem ter parado para pensar depois de lerem o rabisco assinado pelo deslumbrado que foi para a Europa com uma cunha do todas as estações agora aliviado dos encargos salariais com o fracassado que impingiu à seita socialista local.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

É assim, enquanto as esquerdas cada vez mais rejeitadas pelo povo, se mantêm na sua suposta superioridade mas sempre longe de quem mais precisa, há quem tome decisões para que as pessoas possam ter uma vida melhor. 

Por aqueles lados onde nem sempre o elogio é merecido (veja-se a pouca ou nenhuma atenção que continua a ser dada ao grande problema da mobilidade dos portugueses que vivem nos arquipélagos), acaba de ser anunciada uma interessante decisão, segundo a qual o IVA passará a ser de 6% na construção para venda até 649 mil euros. Valor igual, ou seja 6% será também praticado nas novas habitações destinadas ao mercado de arrendamento com rendas até 2300 euros.

Vale a pena olhar para esta decisão tomada no último conselho de ministros, mas a grande verdade é que na Madeira estamos bem melhor com o IVA a 4%, e a esquerdalha da má língua também não vê ou melhor não quer ver.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

 Uma organização política escabrosa, viciada na burla, na intriga na aldrabice e no mau uso dos dinheiros públicos.

A coisa chamada JPP, como se já não tivesse cadastro, resolveu dar guarida aos ressentimentos da senhora Fátima e ao pateta Trindade (um emproado que ficou conhecido pela importação de limões quando andava pelo PSD) colocando-os em lugares de destaque na disputa eleitoral autárquica em curso.

O que até agora era ouvido em surdina, está a ganhar volume e por isso é audível por todo o lado. 

A organização parida na freguesia de Gaula em Santa Cruz, pelos manos Sousa, cada vez mais se parece com as chafurdasses praticadas pelo partido do Ventura. 

Insinuações, ocultação de dinheiros e javardices são marcas da irmandade Sousa e do partido que recrutou o Gomes a alma gémea do tal Trindade dos limões. 

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

A política felizmente também tem pessoas bem formadas, determinadas quando está em causa o bem comum, e sem medo de mostrar as suas emoções em público.

Sim, a maledicência é um mal da democracia, por isso, é de saudar a sinceridade de um candidato sem dúvida ganhador, porque ao contrário dos seus adversários tem um programa e uma excelente equipa a acompanhá-lo. Jorge Carvalho continua a mostrar que é um político completo, que não se esconde do povo e que fala verdade, não prometendo o irrealizável. Foi assim em São Gonçalo, o lugar onde iniciou a sua experiência como autarca então ao nível de freguesia,

Jorge Carvalho é o próximo presidente da Câmara Municipal do Funchal.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Agosto foi um mês muito positivo para a nossa terra. 

A má língua vive com uma pala permanente nas fuças e não percebe que está perder terreno face às boas notícias. O desemprego na Madeira caiu mais de 18%. A nossa economia está mais robusta e a capacidade de integrar no mercado de trabalho quem estava inativo é um facto. O emprego e a inclusão são uma realidade e assim a queda no desemprego na Região foi a maior do País.

Por isso agride a nossa inteligência ver cartazes eleitorais como um que junta o aldrabão do cilício e o traidor “santinhos” com uma cara de parvo que consegue ter uma pose mais ridícula do que o Caetano, o campeão do oportunismo. 

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

 E lá foi mais um fim de semana agitado pelas promessas eleitorais e pelo azedume daqueles que a semanas das eleições, continuam sem apresentar qualquer programa. Mordem-se uns aos outros, cada qual com os seus ódios de estimação. Dizer mal é pratica normal neste tipo gente sem princípios e valores, que só pensa nos seus interesses particulares e de grupo.

Uma coisa é boa, dá para ver quem faz a diferença e tem como grande desígnio melhorar a vida de quem vive nos concelhos e freguesias da nossa Região.

domingo, 21 de setembro de 2025

Santo António sabe que pode contar, sabe que vai ganhar, votando em Jorge Carvalho o candidato mais qualificado, mais sincero, alguém sempre falou verdade e respeita as regras da democracia.

O programa agora apresentado por ele na freguesia de Santo António mostras preocupações sociais em áreas como a habitação nas acessibilidades para todos e uma vontade de realizar, e fazer o que tem de ser feito.

Jorge Carvalho, vem de uma experiência governativa onde deixou marcas positivas, mas conhece a realidade do poder local e as suas especificidades. O Funchal precisa de um homem simples próximo das pessoas mas com fortes convicções políticas, alguém sem medos. Jorge Carvalho tem esse perfil e apresenta-se com uma equipa formada por pessoas competentes e que tal como ele não ligam à má língua instalada em múltiplas candidaturas onde encontramos, carreiristas do pior e ressentimentos de tipos e tipas de mal com a vida.

sábado, 20 de setembro de 2025

Um tipo que aborda automobilistas na rua à falsa fé é um agente dos engarrafamentos da cidade.

O socialista Caetano andou pelas ruas o Funchal em hora de ponta a meter-se literalmente nos carros de quem tinha mais que fazer e a esfregar na cara de quem ia à sua vida, papelada de propaganda política da candidatura que ele próprio incorpora, num ato de desrespeito pelas pessoas. 

Uma invasão da privacidade que apenas aquelas cabeças do PS rasca sem programa acham normal.


sexta-feira, 19 de setembro de 2025

 O mais bem preparado, um candidato com programa e preocupações sociais. 

Há uma declaração de Jorge Carvalho na freguesia do Imaculado Maria a propósito da reconstrução  do Complexo Habitacional da Penha de França, que diz muito sobre a determinação do próximo presidente da Câmara do Funchal .  “Trata-se de criar habitação com qualidade, com boas condições de habitabilidade e respeito pelos direitos de quem cá vive”.

Dar dignidade às pessoas é uma marca de Jorge Carvalho. 



quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Enquanto os do costume (são candidatos a tudo e a mais alguma coisa sempre que há eleições e colecionam derrotas) não passam das habituais vacuidades e do puro exibicionismo rasca característicos de uma agenda política sem rumo, o futuro Presidente da Câmara do Funchal, trabalha e fala de coisas concretas e exequíveis. 

Freguesia a freguesia, Jorge Carvalho, é o método de trabalho do líder de uma equipa competente. Delegar competências e estimular um trabalho conjunto com as freguesias do concelho, segurança e apoios a quem mais precisa, cuidar  do património e criação de espaços de lazer para as famílias, não são promessas, são exemplos de um verdadeiro programa que coloca quem vive no Funchal em primeiro lugar. 



quarta-feira, 17 de setembro de 2025

 Jorge Carvalho.

O próximo Presidente da Câmara Municipal do Funchal, tem experiência autárquica, vem de uma passagem pelo governo com grande sucesso. É alguém que não se impressiona com a má língua e os ataques políticos que lhe fazem. A sua resposta foi trabalhar e apresentar resultados. Resolveu com a sua equipa o crónico problema das carreiras dos professores, tendo sido apresentado como exemplo, pela classe docente do continente, até por gente insuspeita de partilhar com ele ideias políticas.

Há que saudar a apresentação púbica da equipa que o vai acompanhar na governação do Funchal.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

 O “bilhinha” de gás mal cheiroso volta a atacar.

Chama-se Élvio (um nome híbrido) e acha-se com piada, queixa-se da CS, mas esta continua a abrir-lhe as portas todas os dias. A história da “bilinha” ou botija como ele costuma dizer é recorrente neste bailarino da política regional. Ninguém de boa fé acredita no emplastro e nas suas proclamadas intenções, nunca resolveu nada porque nunca foi essa a sua verdadeira intenção. O projeto de vida deste malcheiroso (um peidinho não é capaz de dar um peido a sério) é continuar a chular o dinheiro dos impostos de quem trabalha e desconta também para o recibo mensal do pequeno escroque Élvio  Sousa.


segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Finalmente!

Um candidato a sério competente e com currículo ao serviço da comunidade vai dar à campanha na nossa cidade capital num novo rumo.

Espera-se que as promessas e aldrabices sem escrutínio que têm reinado até agora no dia a dia político, sejam desmascaradas colocando os sem vergonha no seu devido lugar. Sim, por aqui, não temos dúvidas quanto a isso. 

domingo, 14 de setembro de 2025

O que não faltam são promessas de campanha por toda a Região.Se fosse feito um escrutínio pré-eleitoral, a maior parte destes candidatos de lana-caprina, seriam desmascarados e penalizados. 

Quem se presta à vergonha de publicar e divulgar sem questionar o oportunismo e as aldrabices não está contribuir para o exercício saudável da democracia. Sim, há muitas promessas, algumas alucinantes e irresponsáveis. 

Verdadeiros programas, programas sérios, limpos e credíveis é o que se pede nesta conjuntura eleitoral.


sábado, 13 de setembro de 2025

Caetano o aldrabão que promete tudo para enganar o povo.

Gasto, parasita da política, descarado mentiroso o tipo que anda a enxamear a nossa cidade capital com a sua tromba, abusando da paciência de quem precisa de trabalhar e é obrigado a circular nas estradas do Funchal, agora promete parques de estacionamento cuja execução nunca irá depender do poder autárquico. Não tem programa credível. Na verdade ninguém sabe se tem alguma coisa para apresentar, este antigo professor vadio, que era detestado pelos alunos que o aturavam nas salas de aula. Intriguista no sindicato da classe e por isso posto a andar pelos seus colegas é a cara do socialismo decadente nas eleições do próximo mês de outubro.

Caetano é uma escolha do mentiroso compulsivo Cafofo e está tudo dito.




sexta-feira, 12 de setembro de 2025

A candidatura do senhora Fátima.

Tem a colaboração direta de um tal Trindade o “fiel escudeiro” do Manuel António (que dizem mantém o cartão do PSD…uma vergonha) um tipo de mal com a vida, há ainda uma comprovada incompetente com problemas por resolver na justiça. O desespero da derrota anunciada, tem levado os subcontratados pelos Sousas de Gaula a asnear revelando falta de tino e conhecimento da realidade da cidade e pior sobre  as competências das autarquias.

Dizem que há mil prédios urbanos na cidade. Talvez, mas são privados e espera-se que a senhora Fátima Aveiro, não esteja a pensar em tomar de assalto aquilo que não lhe pertence. Apontam para o património público na alçada do governo, mas há um enorme problema legal, senhora candidata, os câmaras não mandam no governo. 

Outro gritante desconhecimento ou aldrabice desta esquerdalha hoje assessorada por traidores é a afirmação de que há uma receita de milhões mal aproveitada. Se há 150 milhões, 90% são para despesas fixas. Outra enormidade proclamada pela candidatura da senhora Fátima Aveiro tem a ver com a construção prometida de 100 apartamentos.  Alguém que diga a esta gente que um apartamento T2 com 85 m2 e com IVA a 4% mas sem terreno custa à volta de 210 mil euros, 10 apartamentos dois milhões e 100 apartamentos 21 milhões. Antes de iniciar a construção há projetos a fazer, concursos etc… correndo tudo bem lá vão dois anos.

Deixem-se de vender banha da cobra e não brinquem com as pessoas.


quinta-feira, 11 de setembro de 2025

 Definitivamente a esquerda, ou melhor as esquerdas não sabem falar para o cidadão normal, falar claro sem a exibição da sua conhecida soberba que despreza o povo simples.

Agora são os eixos fundamentais os contributos de ditos especialistas que querem transformar a cidade do Funchal  e umas supostas viragens claras de forma e conteúdo que aparecem no cardápio da senhora Fátima Aveiro, uma pedante falsa amiga do povo que está a dar cara em nome da trupe verde vómito com a marca JPP.

Senhora Aveiro se o seu programa para a cidade é a salgalhada elitista que acaba de apresentar estamos esclarecidos.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Aquela coisa residual que continua a necessitar de amparo para dar prova de vida na política regional, ao menos podia ter pedido, ao seu discreto apoiante e dizem que também financiador (vá lá saber-se porquê) presente em todas as estações e à baralhada dos portos, para fazerem número na sua rentrée.

 É que fazer um ajuntamento com um discurso à moda de presidente (sendo apenas um ajudante) para  menos de uma dúzia de seres é confrangedor para não dizer patético. 



terça-feira, 9 de setembro de 2025

A choradeira da Pessegueiro da Ponta do Sol. 

Quer mais Contratos Programa mas gasta um milhão por ano em festas, entrega duzentos mil ao clube de futebol da zona, e distribui meio milhão ano por advogados amigos, logo membros da seita socialista. 

O programa da senhora dama do primeiro-damo o maior parasita do sistema é risível:

A República faz a esquadra para as suas amizades na polícia, mas não no local escolhido, para não prejudicar a nova via rápida. Também quer que seja o governo da Região  a pagar a Estrada Municipal dos Anjos e a avançar com a ligação Ponta do Sol-Canhas. Afinal o que é que cabe à Câmara Pessegueiro fazer?

 Mais ajuntamentos com bebedeiras fogo e cantorias? 





segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Os comunistas. 

Hoje, uma organização política envelhecida e com representação residual o PCP é depositário de ressentimentos e saudosismos que insultam nossa inteligência. Por força da aplicação das regras do politicamente correto que contaminam o atual sistema, os comunistas continuam a ter palco e a tolerância da comunicação. 

Agora, num momento de luto, não prescindiram de uma festa ridícula, mostrando falta de solidariedade e uma a crueldade típica do estalinismo. Foi agora, foi nos anos da pandemia, e nas duas vezes esteve presente a execrável figura chamada Edgar Silva.


domingo, 7 de setembro de 2025

Já alguém ouviu o deputado Gomes o tal que chulou dinheiro dos madeirenses para andar a vadiar na América, a falar de assuntos que digam respeito à terra que lhe deu votos para estar agora em Lisboa. 

Bem sabemos que ele defende  com dentes de raiva à mostra o centralismo retangular, e faz tudo para agradar ao seu chefe Ventura a personagem troglodita que ao mesmo tempo que beija medalhas com santinhas e reza de joelhos a Nossa Senhora, ataca seres humanos indefesos. Politicamente esse execrável Ventura começou por ser um protegido de um retornado que assim que se viu no poder teve como alvo a Madeira, com consequências ainda hoje bem visíveis. Amestrado por forças sem bandeira é um cata vento que defende tudo e o seu contrário. 

Quanto ao Gomes parece que acha mais importante ser porta voz de guardas prisionais da parvónia do que dar primazia aos interesses da terra que o elegeu para São Bento. Merece o nosso total desprezo o garoto Gomes um traidor rendido ao centralismo/colonialismo lisboeta. 

sábado, 6 de setembro de 2025

Qual emplastro que não descola, o Gouveia o antigo usurpador de poderes (foi assim que se sentou no cadeirão presidencial do Largo do Colégio) continua por aí a exibir-se no triste papel de ressabiado, tudo porque um dia achou que era um ser único no panorama da política regional. 

Estampou-se porque não passava de um traste incompetente e vaidoso que logo que foi a votos  foi rejeitado pelos  funchalenses fartos dos seus esquemas e aldrabices. 

A questão que agora se coloca neste tempo em que estamos à beira de voltar às urnas para escolher uma nova liderança para a nossa cidade capital, tem a ver com a cobertura mediática que continua a ser dada a este eterno derrotado que não é candidato a porra nenhuma.

Quando mandava era um mãos largas e à custa dos nossos impostos pagou para ter informação favorável, safando da aflição projetos jornalísticos à beira da falência.

 Haverá ainda favores a pagar? 


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Um homem de confiança do troglodita Ventura (sim, numa organização em que ele controla tudo o que mexe só pode ser homem de mão) foi apanhado a atear fogos num lugar do retângulo ibérico chamado Montemor-o-Novo.

O anormal, mandatário da candidatura autárquica dos Cheganos em Vendas Novas, foi apanhado em flagrante pela GNR no escuro da noite a pegar fogo usando um isqueiro, jornais e álcool. É claro que acabou no calabouço. 

Pois, é com gente deste calibre que os rostos da porcaria aqui na nossa terra o Gomes, o Castro e o tontinho Santos andam envolvidos. 

Verdadeiros ascos.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

O inútil choramingas Guterres.

Geme quando fala de Gaza, fica barrado na fronteira com o Egipto porque não é respeitado nem se faz respeitar, não conta para nada. Agora perante a tragédia de Lisboa no elevador da Glória, aparece com a fácies compungida e com os lugares comuns de sempre.Quando governou a faixa ocidental da Ibéria fugiu deixando aquilo num pântano (as palavras são do próprio) e perante qualquer desgraça assume uma triste figura a fazer lembrar a célebre  gravura do menino da lágrima muito comum nas casas portuguesas, mas não comove ninguém. 

É mais um tonto parido no socialismo hipócrita, que continua a ser idolatrado na capital da parvónia. 

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Como é que vai ser? 

Está aí mais uma greve, desta vez em grande escala, nos nossos aeroportos e ninguém diz nada ? Acham que basta o comunicado da ANA a empresa que foi contaminada por interesses que ao que sabemos não nos dizem respeito? 

O povo está farto! 


terça-feira, 2 de setembro de 2025

O eletricista do JPP, tem os fusíveis queimados.

Bastaram uns meses de convívio com o centralismo lisboeta e o Sousa mais velho, mas igual ao outro em dimensão  sonsice e oportunismo, agora descobriu o filão da polícia para ganhar votos. Com tanta coisa por cumprir pelo Estado em relação à Madeira o tipo reclama mais compromissos com a polícia, e rouba o discurso ao Chega.

Está a falar de mais multas, emboscadas em rotundas, mais policiamento, melhores condições de trabalho  para os profissionais?  Explique-se. 

É que os madeirenses e os portossantenses, têm cada vez menos paciência para os deslumbramentos de fulanos que se agacham a funcionários e adjuntos de ajudantes de ministros que aqui desembarcam enviados pelo poder ainda com tiques colonialistas. Este Sousa deputado do JPP em São Bento, é mais um colaboracionista e neste caso parece querer manter uma disputa com o direitola Gomes.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Socialistas em guerra acusam-se mutuamente de demagogia e populismo.

Estamos perante um verdadeiro duelo a céu aberto. Protagonistas do triste espetáculo o “exemplar cidadão” Avelino Conceição o masturbador exibicionista, que em tempos chocou toda a gente à exceção dos camaradas do partido dos rascas que o mantêm no parlamento e aquele Elvio Sousa o manobrador daquela coisa germinada no partido socialista e que agora veste o verde vómito da JPP. A desavença tem a ver com uma audição parlamentar onde estas duas tendências do socialismo sem nada de útil para apresentar querem apenas fazer baixa política.

Avelino Conceição e Elvio Sousa dois parasitas da política em ação. 

domingo, 31 de agosto de 2025

Já chega! 

Os madeirenses e os portossantenses estão fartos do engonhanço que os obriga a subsidiar o Estado colonial. É claro que falamos da malfadada mobilidade. O outrora hiperativo supremo,  em fim de mandato, parece estar a marimbar-se para quem está a 900 quilómetros da Praça do Império, onde ele vive. O visitante ocasional que neste verão por entre juras de amor à Madeira. anunciou medidas para a resolução do escândalo, meteu-se no avião levando na bagagem o seu avental e nunca mais falou do problema. Por cá o cagão malcriado dos prémios duvidosos, anda a gozar com quem lhe paga as mordomias, os mesmos que ele denegria em outras eras. É um inútil e não presta. Haja coragem para pô-lo a andar, mas de vez. Quem manda não pode continuar a pactuar com estas e infelizmente muitas outras porcarias que se vê por aí à vista desarmada e ainda por cima mal cheirosas. 

Sim, já chega!

sábado, 30 de agosto de 2025

 Aquela coisa verde vómito que dá pelo nome de JPP, tentou passar a perna à lei, foi apanhada nas curvas, mas diz que tudo não passou de um lapso…que pena.

Tão certinhos e sérios como eles gostam de se apresentar, entregaram listas de candidatos às eleições autárquicas com um mesmo nome inscrito duas vezes como efetivo. Parece que há outras “distrações” detetadas pelo Tribunal que terão de ser corrigidas, pela aberração que mantém o concelho de Santa Cruz sob sequestro. 

Sonsos de merda.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

As eleições autárquicas estão aí à porta.

Candidatos há aos “montes”. Mas programas, ideias decentes e realizáveis é triste mas não se vê. Gente com preocupações e planos visando o bem estar das comunidades também é coisa rara. 

Há um ser preocupado com miradouros e que também resolveu pegar com uma advogada que foi à televisão falar daquilo que sabe ao contrário do tonto autor da crítica, uma socialista encapotada ao serviço da JPP, falou de problemas dos empresários, o que é de desconfiar, ao mesmo tempo que aproveita a boleia das notícias do dia para abordar o problema da violência doméstica. Com tantas promessas sobre novas casas, às tantas vai faltar dinheiro e espaço para as construir. 

Depois há o original Caetano a prometer apoios a um mercadinho biológico.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Aparentemente não tem nada a ver com política, mas se vermos bem tem tudo a ver com a verdadeira história e por isso deve ser respeitada.

O Uniao Futebol Cube mais tarde conhecido como CFU-Clube Futebol União, ao lado do Club Sports da Madeira e do Clube Desportivo Nacional, não só foi fundador da Associação de Futebol da Madeira, como foi um dos primeiros campeões da Madeira nos primeiros torneios organizador pela AFM. 

Aconteceu em 1917, no século XX. 

Que não se reescreva a história, como fazem os sem vergonha que tiveram cartão de sócio do clube azul amarelo, e que mais tarde por puro oportunismo vestiram outras cores, apenas  porque estava a dar muito dinheiro sem muito esforço. 






quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Os Gonçalos…

O pai muito ambicionou o lugar de diretor regional, mas bateu sempre de frente por falta das habilitações exigidas para o exercício do cargo.Isso não o impediu de viver de várias mamas incluindo a dos cachorros. 

Depois de consumadas várias traições, agora anda embevecido com um dos filhotes. Até parece que o rebento é candidato a primeiro-ministro da República. A espécie de criança minada diz que vai acabar com o IMI e com o IVA da habitação. Em verdadeiro estado de delírio, afirma ainda que consegue construir 100 casas para jovens.

Aldrabices e promessas irrealizáveis, seja pelos verdes vómito, seja pelos amestrados do troglodita direitola um tal Ventura nado e criado no território colonialista que espezinhou e sugou o povo da nossa terra levando para a capital daquilo malas com o dinheiro dos impostos dos madeirenses e dos portossantenses.

Depois do colaboracionismo da seita socialista aí está a subserviência dos Santos sem coluna.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

A Fátima Aveiro a candidata do verde vomito à Câmara do Funchal, não tem pensamento próprio, está agarrada à cartilha do irmandade Sousa, o grande embuste da política regional. 

A última é que vai acabar com a pobreza e melhorar os rendimentos dos reformados. 

Será que senhora sabe que o orçamento da Câmara é 150 milhões de euros, dos quis 90% estão destinados a despesas com pessoal e à despesa corrente? É claro que não, e pelos vistos também desconhece que é responsabilidade da Assembleia da República resolver as “bandeiras” que esta Aveiro apresenta como pura propaganda, para enganar o povo.

Vergonhosa comunicação dita social que publica as aldrabices eleitorais como a marca JPP.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

 Incoerências e aldrabices…

É assim que funciona a agremiação que mantém sequestrado o concelho de Santa Cruz. A sua nova recruta, a senhora Fátima, apresentada como candidata do verde vómito nas próximas eleições autárquicas promete trazer para o Funchal uma nova cadeia de supermercados. 

Ora, após mais de uma década (doze anos concretamente) na governação do concelho de Santa Cruz, a JPP (por quem a sociedade Aveiro&Trindade está a dar a cara) nem uma pequena loja de uma duas marcas mais representadas em toda a Região, se instalou por aqueles lados. 

Porque será? Dá uma boa investigação.

domingo, 24 de agosto de 2025

 O Gomes do orgulho extremista está alinhado com o fascismo do facínora Putin, com o gordo lunático da Coreia do Norte, com toda a casta de porcos que espezinham os seus povos, com o radicalismo “soft” mas sempre perigoso da Mortágua, com o seguidismo social-fascista do Edgar Silva e do pobre de espírito Raimundo? 

É bom que esclareça a sua mais recente deriva, como se espera que esclareça o ódio proclamado à terra que se fartou de chular e em especial ao povo que suportou como o dinheiro dos impostos os seus devaneios e luxos, sem que até hoje tenha sido reembolsado. 

É que está em jogo muito dinheiro, “senhor”grunho.




sábado, 23 de agosto de 2025

 Ainda bem que está no final do mandato.

É uma Câmara em contraciclo que homenageia e elogia gente que não deixa saudades, antes pelo contrário.São seres  oportunistas, embustes, que vá lá saber-se porque razões, recebem encómios, de quem não conhece a verdadeira história de vida de quem apaparica nos salões nobres em que ainda manda.

Flagrante é um social-fascista o escultor que em 1975, estava na Madeira a propagandear o sistema comunista, e que acabou expulso da nossa terra (foi mesmo colocado na porta de embarque no velho aeroporto de Santa Catarina). Anos volvidos com ares de burguês, voltou a pôr os pés na Madeira e adquiriu uma quinta no Funchal, onde ao que se diz maltratava quem o servia a troco de míseros ordenados. Teve direito a uma sala com o seu nome na sede local do PCP. 

Sem qualquer justificação, no mínimo aceitável, a Câmara em fim de ciclo, deu-lhe uma medalha no momento em que o fulano afirmando-se desiludido com a Madeira, decidiu ir viver para o Alentejo, levando consigo o Mercedes de mais de 100 mil euros em que se fazia transportar.

Mas isto faz algum sentido?








sexta-feira, 22 de agosto de 2025

A organização direitola Chega que acolhe os trastes Gomes, Castro e o parvinho Santos bem conhecidos na nossa praça,  é acusada por militantes de primeira hora, de ser uma fraude política e de estar a funcionar com órgãos nulos. Estes militantes decidiram recorrer ao Tribunal Constitucional, pedindo à impugnação das listas apresentadas às eleições autárquicas pela organização (um pavor para o “nosso”santinhos) e acusam o troglodita Ventura de “concentração indevida de poderes na presidência do partido”. O idolatrado pelo trio de serviçais locais é acusado de conduzir o Chega “como se fosse um projeto pessoal e autocrático”. Pois é, com dizem estes homens e mulheres fartos da pouca vergonha, o Chega tem representação parlamentar e apresenta-se como defensor da ordem e da legalidade, mas não respeita a lei. 

O que impressiona é ver por aqueles lados e também por aqui, um partido com maioria suficiente e legitimidade para governar (a Madeira tem três deputados na bancada parlamentar) andar em conluios com esta nojice, parida nos anos de uma conhecida figura dita social-democrata que deliberadamente prejudicou a Madeira. Há quem diga que quem está  agora à frente teme uma investida do antecessor e por isso há estás abébias.

Quanto ao nível dos direitolas, extremistas, sim extremistas e chulos da causa pública, basta ler um escrito de um parasita local onde são feitas ameaças e apelos à violência. Pode ser que um dia alguém lhe bata à porta pedindo-lhe a devolução dos dinheiros povo que usou para vadiar nas terras do Trump.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

 Impotentes, militantes da má língua que querem continuar agarrados à teta dos dinheiros públicos, incapazes de ver a realidade.

Esta oposição não está nem nunca se preocupou com o bem-estar do povo que trabalha.Acabam de sair números que confirmam que é na Madeira que se regista a maior redução de desempregados no país.Há mais de seis meses que esta é a realidade na nossa terra, mas os desgraçados que fazem da política profissão, inventam todo o tipo de justificações para desvalorizar este bom desempenho da Região


quarta-feira, 20 de agosto de 2025

As únicas coisas novas de novo que vêm no partido socialista local é a nova cor do cabelo do Caetano e a barbicha à bode do careca Cafofo.

Convenhamos que é muito pouco. São duas almas gémeas, o primeiro anda a fugir à escola e o segundo ao  exílio do Campanário, por acaso também numa sala de aulas. 






terça-feira, 19 de agosto de 2025

De serviçal no Marítimo, sem funções definidas e por isso sem nada que se destaque a não ser um encargo para as finanças do clube, a candidato à maior autarquia da Região pelo Chega.

Como??? É um rebento da família Santos, sim senhor, a dar continuidade à saga do “parasitismo” na política regional.

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Está visto que a senhora Fátima, candidata da farsa JPP no Funchal, foi traída pelos sonsos/sousinhas de Gaula. 

Falar de crise de habitação no Funchal e ignorar a desgraça que se passa na sede do partido municipal, não foi boa estratégia eleitoral, quando se acaba de saber através da concorrência que no concelho de Santa Cruz há um grande problema no acesso à habitação que está a provocar a saída da população jovem e que não existem incentivos para a reabilitação urbana.

domingo, 17 de agosto de 2025

Fundos europeus para a habitação que não se sabe como irão buscar, é apenas uma das fantasias que uma candidatura à Câmara do Funchal, acaba de anunciar.

Repentinos “amigos ” dos pobres, dos jovens e dos trabalhares que vivem na cidade os JPP que se apresentam como candidatos à governação do maior município da nossa terra, escolheram com palco a freguesia onde com grande coragem e determinação se edificou o maior número de habitações sociais no concelho do Funchal, nos primeiros executivos da Autonomia. Esta gente sabe que está a aldrabar as pessoas, sabe que as coisas não funcionam com passes de magia.

Senhora Fátima construir casas, não é igual a importar limões para fazer arraiais, como fez o António, hoje figura de proa da sua candidatura. Os tais prédios rústicos e urbanos que quer tomar conta, se são como diz propriedade da Região, pertencem a toda a comunidade e não apenas ao concelho do Funchal. 

Não brinque com as pessoas.



sábado, 16 de agosto de 2025

 E ela(lia) insiste…é mesmo uma pateta deslumbrada com o seu pequeno e passageiro poder.

Não é a primeira vez que a senhora diz que está disponível para enviar bombeiros de Santa Cruz para ajudar nos combates aos incêndios no continente, num jogada de pura propaganda. Cinco bombeiros, cinco bombeiros, nunca farão a diferença por aqueles lados, mas lá no leste da ilha onde há uma Elia desbocada, são sempre necessários nestes dias de calor e ventos que podem revelar-se traiçoeiros.

Solidariedades bacocas de uma impreparada.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Os moradores da Ponta da Oliveira e do Caniço de Baixo estão sem água. 

Quem lá vive está está em estado de desespero, não há água para cozinhar ou tomar banho, a Câmara verde vómito, anda a engonhar e não dá resposta aos seus munícipes. A tormenta do povo do Caniço, não tem fim. Os incompetentes do JPP continuam a desviar dinheiro para pagar fortunas a aos advogados amigos procurando adiar dívidas acumuladas, seguindo o triste exemplo dos socialistas no Funchal.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Os Santos, pai e filhos.

Enquanto deu eram todos PPDs de rabo.O maior segundo se conta até ao Alasca foi à procura de uma comunidade de madeirenses, gastando uma fortuna em dinheiro dos nossos impostos. Em nome do PPD foi deputado acidental no retângulo, mas nunca lá ponha os pés (o vício de enganar e chular conterrâneos emigrados era grande de mais). Os rebentos, bem os rebentos…um “serviu” o CDS num governo de coligação e diz-se que foi posto andar após constatação da sua inutilidade e tendência para a intriga. O outro depois de passagens por uma Junta de Freguesia indicado pelo PPD onde nada de jeito produziu em favor da comunidade, viveu uns anos “entaichado” na estrutura do governo regional após cunha do progenitor. Agora é candidato da extrema-direita. 

Havia muito mais a dizer sobre esta família de oportunistas (e pior traidores) mas vamos ficar por aqui…


quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Candidatos e candidatas, há muitos e muitas, Todos os dias aparece um ou uma mas quase sempre sem programa o que ao menos ajuda a ver quem tem consistência, ideias e não procura apenas palco. 

Há um ser que se fartou de aldrabar e mentir com a cremalheira ao vento, e após uma derrota vergonhosa não foi embora como fazem os políticos a sério, antes pelo contrário disse que ia ficar no partido para organizar as eleições que se seguiam. Sim, estamos a falar do Cafofo, o inqualificável Cafofo, uma coisa desprezível que ao que parece está ver se a poeira passa para dar mais um golpada, servindo-se dos indigentes que ainda o seguem lá dentro, para continuar à frente do partido.

É ou não é candidato no PS? Decida-se enquanto aquilo existe. Os sinais vão no sentido de mais uma catástrofe, e depois a única safa é o Campanário ou a Venezuela, não é?

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Quando alguém encontrar o Gomes do Chega pergunte ao traste se não tem vergonha de ter dado a fuças no cartaz eleitoral em que sob o slogan “É para avançar” era prometido ao povo da nossa terra que nunca mais seria obrigado a pagar por inteiro (antes de entrar no avião) o custo das suas viagens para retângulo adjacente também conhecido com a faixa ocidental da Ibéria. 

A mentira em tamanho gigante ainda pode ser vista por aí meses após as eleições em rotundas e estradas.

Terá o Gomes lata para enfrentar ao lado do povo o massacre da ida aos correios para recuperar o dinheiro adiantado?

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Uma figurinha em bicos de pés a tentar dar nas vistas.

É assim que se tem comportado o JPP que conseguiu chegar à Assembleia da República com largos milhares de votos a menos do que a desequilibrada Amaral Dias (…é a lei eleitoral que temos). A vida parlamentar ganhou com não eleição da “senhora” espalha brasas é verdade, mas a nossa terra perdeu com o envio de um cagão inútil para São Bento. Será interessante ver quanto é que vai custar aos bolsos dos contribuintes as fantasias irrealistas deste socialista execrável em Lisboa. Veja-se a sua proposta mais recente sobre o problema da mobilidade. 

domingo, 10 de agosto de 2025

 Uma revisão da anacrónica Constituição é fundamental. 

A autonomia precisa de se libertar das amarras do centralismo lisboeta. A Lei das Finanças Regionais é outro entrave que deve ser combatido é alterado. A Madeira não pode continuar a depender dos humores dos poderes conjunturais instalados na velha capital do império perdido. Se há uma maioria clara tal deve-se aos três deputados que elegemos para São Bento, por sinal em maior número do que a organização política dependurada, que até teve direito a uma presença no governo. 

sábado, 9 de agosto de 2025

 O fedor da gestão JPP chegou às águas do mar da Atalaia.

Outrora um lugar aprazível  onde se juntavam famílias, sobretudo no verão, a Atalaia é nestes dias um local perigoso para quem ali se desloca para gozar o prazer de se banhar nas antes águas límpidas do mar  nestes dias quentes. As bactérias invisíveis e os perigos para a saúde são consequência do desleixo de uma Câmara gerida por parasitas dos dinheiros públicos, que não se importam de ver o povo a nadar na merda.

A organização municipal que põe e dispõe por aqueles lados é tóxica e tem de ser desmascarada.


sexta-feira, 8 de agosto de 2025

 O António da festa dos limões importados na Ilha em Santana, depois de anos e anos a fazer-se aos tachos políticos no PSD, julgando-se importante letrado e um ser superior, por nunca ter visto correspondidas as suas patéticas ambições (apesar de ter chegado a deputado), passou a alinhar com a organização mais oportunista que existe na nossa terra, aquela coisa meio socialista criada pelos manos Sousa de Gaula.

O António que muitas festas com limões importados, organizou, para dar palco ao seu amado chefe também conhecido como apalpador de anonas, um tal fish men um vaidoso sem limites que sonhou alto, vendeu-se ao JPP, revelando a massa de que é feita a sua personalidade.

Quem sabe ainda vamos ver esta parelha lado a lado com uma t-shirt verde vómito?





 


quinta-feira, 7 de agosto de 2025

 Olha que coisa mais linda mais cheia de graça (frase retirada da letra escrita por Vinicios de Moraes para uma conhecida bossa-nova) encaixa bem naquilo que agora foi conhecido publicamente apesar de ser a confirmação do modo opaco como um grupelho que gosta de se apresentar como impoluto utiliza o poder.

O moralismo constantemente proclamado pelos Sousas de Santa Cruz sempre foi uma capa usada pela JPP para esconder várias falcatruas, em especial na governação do município.

Apoios indevidos a amigos foram regra nas decisões da irmandade durante a pandemia covid-19.As ilegalidades cometidas e agora apontadas pelo Tribunal de Contas nas conclusões de uma auditoria a contratos de empréstimo no valor de 2 milhões de euros, revelam que o dinheiro assim que entrava na Câmara santacruzense tinha logo destinatários concretos.

Sonsos, socialistas e “artistas” no manuseamento dos dinheiros públicos, eis os sousinhas de Gaula!


quarta-feira, 6 de agosto de 2025

 A preferida do socialista encapotado Filipe o JPP agora em Lisboa a conspirar contra a Madeira, quer ser presidente de Câmara. É confrangedora a sua incompetência, falta de jeito, para não falar da sua crónica falta de seriedade. 

É uma espécie de caixa de ressonância das manobras da irmandade, o que faz sempre exibindo a sua enorme cremalheira. A última que lhe saiu foi sobre o envio de bombeiros da Madeira para a faixa ocidental da Ibéria, para combater os incêndios. Apareça no quartel de Santa Cruz, e faça a proposta, mas não se esqueça de fazer o habitual sorriso tonto que a caracteriza. 

Virada para a propaganda (o alimento da sua vaidade) a senhora nem ouviu o presidente nacional da Proteção Civil, garantir que apesar de haver várias frentes de combate a incêndios no território continental, ainda não foram esgotados os meios humanos e aéreos disponíveis, mais uma trapalhada da putativa candidata.

Já agora, uma pergunta? A sala da Assembleia Municipal passou a ser utilizada para a realização de conferências de imprensa de partidos políticos?

terça-feira, 5 de agosto de 2025

 O pequeno Filipe deputado da nação em estado de “crise vocacional” com pesadelos a partir da meia noite.

Após os sorrisos cúmplices perante a “benevolência” da maioria de São Bento (comendo-o ao pequeno almoço) o pequeno Filipe sentiu o peso da sua insignificância e publicou um espécie de “ homilia” em modo seita evangélica onde expande uma falsa solidariedade para com aqueles que não gozam da sua sorte de remunerado para a vida com dinheiros públicos.  

O texto anda por aí e é revelador da sonsice do fulano.




segunda-feira, 4 de agosto de 2025

 O direitola Gomes perdeu o tino, ou tirou férias na nossa terra para se dedicar à má língua?

Depois de anos a viver à custa dos nossos impostos e de muitos elogios públicos e privados a tudo o que era decidido pela governação (o que agora podemos ver que era puro oportunismo) o  Gomes, passou a ver defeitos em todo o lado. O tipo mais do que ninguém conhece as razões porque andou a saltitar por várias secretarias regionais. 

Julgava-se importante, mas afinal era um embuste. Este seu mais recente percurso trouxe à tona um ser de mal com a vida. 

domingo, 3 de agosto de 2025

 Dois trintões (um deles pelo aspeto deve estar a rondar os quarenta) apareceram a falar em nome  de uma até agora desconhecida ramificação de juventude da burla JPP.

Criticam uma decisão do governo da faixa ocidental da Ibéria, pela suposta extinção de uma dita fundação  “sugadora”de dinheiros públicos que alimentava os caprichos de uns auto-intitulados investigadores científicos. Um deles ostenta uns cabelos brancos, quem sabe consequência de tanto “escrafunchar” merdices que não interessam a ninguém.

Devem ser mais uns chulos ao serviço da aberração que alimenta a família Sousa de Gaula.


sábado, 2 de agosto de 2025

O extremista da direita e conhecido vira-casacas Gomes hoje acolhido e alimentado pelo partido do Ventura, voltou a dar uma cambalhota e agora quer disputar o discurso com a Mortágua do BE e com o Raimundo do PCP? 

Será o calor de verão a ter efeitos nos seus miolos ou apenas mais um oportunismo do direitola, a querer dar nas vistas? 

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

 Será que o candidato do PS  à Câmara do Funchal, fez as contas ao número de porcarias que o Lagartixa amestrada pelo agente cubano Iglésias e depois pelo Gouveia o usurpador da cadeira presidencial do Largo do Colégio, fizeram nas suas passagens pelo poder? 

É notório que não se deu ao trabalho. As alegadas ilegalidades que o “nosso “ Caetano agora aponta são apenas um número de quem continua a ser um servidor de uma causa perdida colecionadora de derrotas. São tentativas de um desacreditado a tentar dar prova de vida. 


quinta-feira, 31 de julho de 2025

Infelizmente é comum haver na política os chamados “ pobres e mal agradecidos”. 

Caracterizam-se pela mania das grandezas, padecem de uma espécie de complexo de Napoleão. Não percebem que a estabilidade não se alcança apenas com um mas sim com um conjunto de competências. 

Mas que fazer…

quarta-feira, 30 de julho de 2025

 Vem de longe, de muito longe, o oportunismo, a maldade, a inveja e a falta de caráter dos Sousas de Santa Cruz. 

Um deles, mesmo continuando a viver em Gaula, apresenta-se como presidente de uma chamada concelhia do Funchal em nome da porcaria JPP. 

Em vez de andar a fuçar no não assunto envolvendo uma cooperativa privada, devia ele próprio  ser submetido a uma averiguação/investigação do MP, sobre o que se passou no Porto Novo (é sempre bom lembrar a javardice) levando pelo braço o maninho, os membros da família “sem malícia” é um tal duarte. Esta gente sem escrúpulos promoveu uma providência cautelar (que se arrastou durante 15 anos) para impedir a continuidade da obra de construção de uns apartamentos no Cais do Porto Novo, acabando com o Tribunal a decidir a favor do investidor, quando este já tinha falecido.

Devia pesar-lhes na consciência, a tortura que causaram ao promotor, mas não, logo que tomaram de assalto a Câmara de Santa Cruz, tudo acabou legalizado e o dinheiro das vendas  dos apartamentos entretanto concluídos mas já nas mãos de abutres conluiados com irmandade sousinha, renderam uma fortuna  à “seita” que beneficiou com o desbloqueamento da obra pelos trânsfugas socialistas que passaram a praticar uma espécie de chavismo no leste da  Madeira.

terça-feira, 29 de julho de 2025

 O Gouveia usa como bufo o Elvio parido no socialismo e agora  deputado daquela coisa híbrida chamada JPP.

No fundo são parceiros nas “nojentices” que conspurcam a democracia  na nossa terra.

Ora vejam lá que o mesmo Gouveia que veio falar de ilegalidades em cooperativas de habitação, já tentou vender o seu apartamento na cooperativa da Empresa de Eletricidade, logo construído com benefícios fiscais.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

O que é que pretende o Gouveia com a sua duvidosa “coligação” ilegal?

De indefectível serviçal do aldrabão Cafofo a substituto por usurpação do poder e derrotado logo que se submeteu a um sufrágio, o Gouveia passou a agitador ou melhor a provocador de curto-circuitos, logo  ele que ao que se diz é especialista em interruptores e disjuntores. Este Gouveia é uma triste originalidade da política regional, grita, acusa mas ninguém está para aturá-lo.

Mas afinal, o que é que faz correr este inútil e a turminha que o segue?




domingo, 27 de julho de 2025

Ao menos isso…

Os eleitores do Funchal vão poder “gozar o prato” com duas candidaturas que se perfilam para as próximas autárquicas. O socialista Caetano e a ressabiada dita independente apadrinhada pelo pequeno agitador de Santa Cruz, a senhora Aveiro, uma eterna de mal com a vida, são garantia de momentos únicos até o próximo outono.


sábado, 26 de julho de 2025

O retângulo Ibérico anda muito ocupado com minudências, envolvendo cargos e outros assuntos que deveriam ser normais se houvesse normalidade nas coisas da governação e as decisões não fossem condicionadas pelos conluios com interesses obscuros e com a dita social.

Assistindo à distância de 900 quilómetros do decadente centro do poder, os madeirenses e os portossantenses defensores da Autonomia e do seu aprofundamento em todas as áreas, interrogam-se sobre a forma como a agenda lisboeta continua a (não) tratar dos temas que verdadeiramente interessam à nossa comunidade.

Há-de chegar o dia em que a expressão da revolta e a indisponibilidade para aceitar falsas promessas e engonhancos será expressiva e bem real…




sexta-feira, 25 de julho de 2025

 Um Penico/Jacinto a perturbar um lobo marinho.

Tudo aconteceu na Praia do Vigário em Câmara de Lobos, onde  um simpático e curioso animal que por lá fazia a sua exploração,  por sinal numa zona onde num passado distante  havia uma importante colónia da sua espécie, foi perturbado pelo Penico/Jacinto que decidiu violar a privacidade e quem sabe a busca de um local para o característico momento de repouso, dos lobos  marinhos. O socialista conhecido pela sua falta de jeito para a política sacou do telemóvel filmou tudo e logo  arranjou maneira de divulgar a “proeza” num meio de comunicação onde pelos vistos mantém grandes intimidades. 

Confessou ter-se sentido um intruso perante o animal. Ora, o que é que os socialistas fazem senão intrometer-se em tudo e atrapalhar ? O lobo marinho  de passagem na Praia do Vigário foi apenas mais uma vítima dos vícios do socialismo.






quinta-feira, 24 de julho de 2025

A anedota mais recente da política regional.

A porcaria formada em Gaula para servir uma família de parasitas manipuladores de mentecaptos, diz que vai ser governo na nossa terra daqui a dez anos. O novo “zandinga” é o pequeno Napoleão do JPP, um ser sem sentido do ridículo, resquício do pior que foi parido pelo socialismo rasca na Madeira.

Sintoma do mau momento porque passa o jornalismo é o espaço que é concedido ao asneirão Elvio.


quarta-feira, 23 de julho de 2025


Chega uma chaga na democracia portuguesa.

O partido do espalhafato, tem militantes que falam de um gravíssima situação de ilegalidade, em manipulação interna e ausência de escrutínio democrático e de controlo total de um líder que têm conduzido a hoje segunda força política da faixa ocidental da Ibéria, como um projeto pessoal e autocrático. 

O Tribunal Constitucional, deu sinal de estar atento à anormalidade e declarou inválida a eleição dos órgãos nacionais do Chega em dois anos consecutivos, mas por enquanto  tudo continua na mesma, como se nada disto não fosse censurável. Ventura o dito chefe a turba, continua a ser o desordeiro de sempre, o mentiroso tóxico que se diz de direita, mas sem ter categoria para ostentar tal qualificação.

É triste assistir aos temores de gente de quem se esperaria outra atitude perante o palhaço, apesar de ser detentora da legitimidade democrática concedida pela maioria do povo para governar com o seu próprio programa.




terça-feira, 22 de julho de 2025

O minúsculo -em todos os sentidos- deputado da organização municipal JPP, eleito para São Bento com milhares de votos a menos do que “senhora” Joana a agitadora sem credibilidade, que apesar de ter arrecadado  muitas cruzinhas no papel, não alcançou o assento parlamentar, fica sempre muito honrado com  a benevolência do atual chefe de governo sempre que se encontram frente a frente na AR.

Pois, agora parece que o inútil só vê defeitos no homem e nas suas políticas em relação à Madeira. 

Nada de estranhar num oportunista incorrigível, que fala sempre pelas costas, qual cobardolas. O fulano  que sem saber como (defeito do sistema) chegou a deputado em Lisboa, é um socialista encapotado, e como tal não conta para nada na luta do nosso povo contra o centralismo/colonialismo. Será sempre visto como um vendido que em tempos até andou em almoçaradas com o sabotador Costa o antigo chefe socialista agora emigrado na Europa. 



segunda-feira, 21 de julho de 2025

 As frases.

“ Os madeirenses têm de ser tratados como portugueses de primeira”.

MA-Julho 2025 

Os  milhares presentes na grande manifestação da Autonomia, também registraram com agrado a frase (como diz o povo sem papas má-língua e para bom entendedor) “ temos de ter capacidade de nos livrarmos das grilhetas do continente”.



domingo, 20 de julho de 2025

Hoje e sempre, o aprofundamento da Autonomia é o desígnio (luta contínua) que o nosso povo abraçou sem complexos e sem medos, doa a quem doer.

As vozes que vão-se ouvir na maior reunião política realizada nesta terra - é porque não no país europeu mais centralista- são de um povo que nunca se vergará. 

Que ninguém tenha ilusões!

sábado, 19 de julho de 2025

Governar para a propaganda pessoal não serve a Autonomia da Madeira. 

O nosso povo, o povo da Autonomia, se hoje é uma base fundamental de umas das grandes conquistas da democracia portuguesa  é porque nunca se deixou levar pelas fantasias de órgãos onde o palavreado inconsequente é norma. Usar a Automomia para salamaleques é coisa de gente que só pensa em instantâneos que ficam registados nas câmaras, mas que não passam de fogos-fátuos.

Por isso pede-se menos exibicionismo e mais trabalho. Ou será que são necessárias orientações vindas de fora?


sexta-feira, 18 de julho de 2025

 Os que vivem na ilusão de que só podem alcançar a riqueza milionária com o Euromilhões, deviam olhar à sua volta e por certo irão encontrar, uns tipos  que jogam em vários tabuleiros (não têm bandeira) e estão riquíssimos. Basta ter tudo de mão beijada e influenciar nomeações para cargos onde muito se decide. 

Depois é coisa do género “uma mão lava a outra”.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Um “ milagre”.

Um teso em apenas 25 anos chegou a milionário. Hoje beneficia do controlo (sequestro) de um avençado que apenas conseguiu eleger um representante no parlamento, um avençado que conseguiu manobrar as coisas estando hoje com tutela da economia. 

O dito novo milionário sempre fez o que lhe deu na gana, usando uma parva que está na Pontinha. Vai dar bronca e com estrondo. 

Qualquer tentativa de aparecer um novo operador na linha marítima, com estes escandalosos conluios será sempre bloqueada. Agora só falta tomar de assalto a luz, pois o negócio do gás poluente já está controlado, agora  soube-se que concessão do fuel que devia terminar em 2016, vai ser prorrogada sem qualquer justificação 

De que é que estão à espera para investigar esta pouca vergonha nos negócios que dão prejuízo ao erário publico ?

Alguém duvida que vai dar merda?







quarta-feira, 16 de julho de 2025

 O PS e o seu novo líder nacional andam incomodados. O circunspecto chefe da coisa  (está visto que tudo era apenas fachada) perdeu a compostura é já manda bocas sobre a forma como aqueles que reduziram o seu partido a frangalhos e têm toda a legitimidade democrática para governar, estão a tomar as suas decisões. 

Esta é mais uma prova de que os socialistas convivem mal com as regras da democracia. 

 

terça-feira, 15 de julho de 2025

Armadilhas socialistas ainda bloqueiam o regular funcionamento do país.

Foram muitos anos a controlar o aparelho do Estado, mas também numa governação incompetente que nos afundou levando-nos mesmo à bancarrota. Agora surgiu um empecilho que está a complicar a substituição do antigo Ministro das Finanças socialista Mário Centeno, colocado pelo emigrado Costa com o beneplácito do homem de Belém no Banco de Portugal.

Comportando-se como dono e senhor de tudo o PS aprovou uma lei para impedir  a substituição de Centeno logo após a data em que ele termina o mandato o que acontece no final desta semana.

Convençam-se o socialismo faz mal ao país…


segunda-feira, 14 de julho de 2025

Os socialistas encapotados que inventaram o JPP um movimento político municipal que alimenta a chulice dos seus fundadores  e de uns quantos inúteis que vivem à custa dos nossos impostos, estão a propagandear mentiras sobre um novo modelo do subsídio de mobilidade já desmascarado e por isso chumbado na Assembleia da República.

Sim, os madeirenses e os porto-santenses vão poder pagar apenas o valor líquido dos seus bilhetes de avião sem adiantamentos nem reembolsos, mas através de uma iniciativa séria e realista da autoria do PSD   o partido que sempre colocou os interesses do nosso povo na primeira linha das suas ações políticas. 

Já está aprovada um Plataforma Digital para implementar esta importante ferramenta que ajudará a simplificar a vida de todos acabando com as burocracias  que nos foram impostas e agravadas pelo centralismo. 


domingo, 13 de julho de 2025

Mas que coisa foi aquela que foi vista no Porto Moniz na Feira Agropecuária? 

Gente séria comprometida e preocupada com o bem comum não era com certeza. Aquilo mais parecia uma excursão de parasitas, o que estando a decorrer no local uma mostra  com alguns animais não era de todo aconselhável. 

Tudo ficou esclarecido quando foram identificados na “romaria” discípulos do aldrabão Sócrates com particular destaque para o agarrado ao poder - no chamado partido/agência de Lisboa, a exibir a cremalheira de que se serviu para enganar papalvos.


sábado, 12 de julho de 2025

Parido socialista agora dá a cara por uma coisa híbrida e oportunista, que enfraquece a presença da Madeira no parlamento lisboeta.

Sim, há muito o povo desta Região retirou as suas ilações, mas não as que o aldrabão quer fazer passar, o nosso povo já viu que foi um grande erro dar os votos que permitiram eleger este socialista camuflado  que vive à custa de um embuste chamado JPP.

Traição existe mas é na área política que o pariu. A questão do subsídio social de mobilidade, continua a ser um problema por resolver e tem de ter uma solução mas nunca poderá passar pelas  chico-espertices deste  ser.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Os madeirenses e os porto-santenses esperam que os sinais para a resolução do dossier da mobilidade aérea, bem como de muitos assuntos pendentes, não se fiquem por aí - pelos meros sinais.

Lisboa anda muito entretida com outras coisas, com a sua agenda de prioridades e alianças muito própria (isso é la com eles) mas como se tem ouvido falar em encontros anúncios para breve e em novidades em matérias que têm sido demasiado engonhadas, e que por isso continuam a atormentar a vida do nosso povo, deseja -se que haja boas notícias para quem aqui vive e também deu o seu contributo para atual solução de governo por aqueles lados.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Será que o candidato presidencial com muita experiência em submarinos, ainda não se deu  conta que o submergível está  a mostrar fissuras na sua estrutura que podem tornar -se irreparáveis devido à presença a bordo de um agente especialista em sabotagens, intrigas e traições. 

Algumas das suas infelizes declarações na recente visita à Madeira, parecem ter sido influenciadas por uma tal Iglesias, que foi ou continua a ser o “grande” orientador da seita cafofista que se alimenta dos restos do chamado PS.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Agora que está na ordem do dia-finalmente- o julgamento do aldrabão sem paralelo que um dia em nome do socialismo chegou a primeiro-ministro, arrastando Portugal para o abismo, ao mesmo tempo que ele fazia vida de milionário, cabe fazer uma simples reflexão sobre os incondicionais que manteve por cá. 

Ora, será possível encontrar um deputado, um autarca, um simples militante do PS/Madeira que não tenha alinhado com Sócrates? Haverá dirigentes socialistas de primeira linha, antigos ou atuais que não tenham seguido cegamente o dito Sócrates,  agora a ser julgado por vários crimes incluindo o crime corrupção? Sem muito esforço também conseguimos identificar homens de negócio e políticos com percurso feito em áreas políticas distantes do PS que fizeram fila para reunir com o corrupto. 

Um exercício interessante não acham?



terça-feira, 8 de julho de 2025

 O minúsculo Elvio de Gaula vai apresentar um voto de protesto contra o candidato presidencial Melo.

Será por mesmo em pé o dito Elvio dar pela cintura do “gigante” antigo homem do mar e agora pretendente a ficar com as vistas de Belém? De facto é notória a diferença de estatura entre os dois. 

Acreditamos que tudo não passa de mais um bico de pés do incorrigível oportunista de Santa Cruz.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

O Programa do Governo da República aprovado com os votos de três deputados da Região que contribuem para o reforço e conforto da maioria para a aprovação de medidas importantes para o nosso país, quando foi conhecido publicamente foi qualificado de genérico e carente de negociações em muitas matérias que dizem respeito ao futuro da nossa terra.

Em que pé estamos? Pegunta o povo que segue o Partido Fundador da Autonomia e se prepara para marcar presença na maior manifestação política da Região já no próximo dia 20 de julho no Chão da Lagoa.

domingo, 6 de julho de 2025

Ninguém conhece nada de relevante sobre a passagem pela política de um “menina” que exibe um nome conhecido para que alguém pergunte quem é afinal esta que do nada aparece a anunciar uma desvinculação partidária.

Lá muito para trás foi copiosamente derrotada numa investida à principal organização política  de juventude da Região.

Então qual a razão para os seus ressentimentos serem notícia até na faixa ocidental da Ibéria. Pois há quem diga que para além da sua vaidade existem ligações com desenraizados que são conhecidos adversários/militantes contra a Madeira.

sábado, 5 de julho de 2025

 Mais um centralista…era o que nos faltava.

O candidato Eduardo Passaláqua defende a continuidade do inquilino de São Lourenço, um árbitro diz ele.

Pois que fique sabendo que essa não é a vontade do povo que defende à Autonomia. Ao contrário daquilo que insinua o candidato presidencial, a defesa da Autonomia não é nem nunca foi uma questão partidária, é um princípio inabalável assumido por todo um povo farto das amarras impostas pelo centralismo/colonialismo com sede em Lisboa.

Que tenha uma boa estadia na nossa terra, onde terá, estamos certos, a oportunidade “experienciar” o bem receber dos madeirenses e dos porto-santenses.


sexta-feira, 4 de julho de 2025

Não acham que é demasiado trivial nestes tempos em que há muito para decidir sobre o nosso futuro ouvir um alto responsável de Portugal dizer que “ A Madeira é uma pérola do país e “ é uma “Região rica em recursos e belezas naturais” ?

Sim, balbuciaram-se umas promessas de cooperação, mas mesmo assim…Por momentos até fez lembrar o o último presidente do Estado Novo Almirante Américo Tomaz nos seus desembarques na nossa terra no século passado.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Gel com inseticida é um remédio santo (nem de propósito) para combater qualquer praga de térmitas. São muitas vezes confundidas com formigas de asa, mais prosaicamente vamos chame-lhes formigas brancas. 

Houve um grupo musical com algum sucesso com o nome Santos e Pecadores, mas no caso que interessa para aqui, estamos perante uma enfeite de Santos Traidores, vadios  parasitas do sistema e só isso, já que serviço à comunidade ou dedicação a um projeto político, nada se viu, só mesmo nojento oportunismo.

Ainda bem que começaram ser desmascarados…estarão a sentir os efeitos do tal gel?

Quem agora os acolhe que se amanhe e ature a inutilidade arregimentada.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Vem aí o 20 de Julho e o PPD/PSD, Partido fundador da Autonomia, quer voltar a fazer nesse domingo de verão a maior manifestação da vontade de afirmação de um povo, que tem dado provas de querer ir mais além no aprofundamento do sistema político que nos trouxe desenvolvimento, melhores condições de vida e que é a base de uma emancipação desejada pela esmagadora maioria dos madeirenses e porto-santenses,

Por tudo isto o que se dispensam são “Pérolas” e vacuidades de circunstância.






terça-feira, 1 de julho de 2025

É bom saber.

A Madeira e os Açores vão exigir aos que governam a faixa ocidental da Ibéria a reforma da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, não aceitando mais descriminações e penalizações. A Madeira e os Açores querem ver reforçadas a suas participações em todos os órgãos do Estado onde são decididas medidas com impacto direto no seu desenvolvimento.

Já que por preguiça ou conveniente distração eles não incluíram no programa de governo uma simples linha sobre os territórios que dão dimensão e importância estratégica a Portugal e onde vivem milhares de portugueses de direito, espera-se que aquela gente acomodada num crónico centralismo acorde e se deixe de discursos cínicos e de circunstâncias. 

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Sem dramas. 

Mas está visto que andam muitos serres ressentidos a fazer mal ao partido, que talvez por falta cautelas na abertura de portas acolheu gente que não presta. O que interessa agora é continuar o combate e desmascarar as más línguas. A 20 de Julho dia da celebração do Chão da Lagoa é preciso dar prova de militância sem medos e mostrar a força do Partido fundador da Autonomia. 

domingo, 29 de junho de 2025

O povo que abraçou e apoia sem reservas o Partido da Autonomia, não deve enredar-se em manobras de diversão.

O desígnio está traçado : Conquistar todas as Câmaras da Região. 

sábado, 28 de junho de 2025

 Portugal é hoje na Europa o país mais centralista com complexos do velho colonialismo agora e sempre instalado em Lisboa. 

É certa aquela frase onde se diz que para aquela gente Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. A estupidez é aceite por rurais vindos de outras paragens - Norte e das chamadas Beiras- cuja prioridade assim que desembarcam na dita capital é ficar por lá. São os eternos desenraizados, que há muitos anos tomaram o aparelho de Estado e odeiam a descentralização e ainda mais as Regiões Autónomas boicotando o seu aprofundamento e a vontade dos povos insulares. Fazem um esforço risível  para disfarçar os sons da maneira de falar nas suas origens, Também temos uns tontos desses por aqui.

A mais recente investida contra a nossa Autonomia é o ataque à RTP-Madeira, cujo centro de produção só foi possível construir em terrenos cedidos pela Região. Que sirva da alerta para quem ainda acha que se deve dar o lugar de honra na Festa da Autonomia a forasteiros que derramam o seu cinismo sempre que abrem a boca para falar ao nosso povo.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

 De que é que estavam à espera mantendo o aldrabão e inqualificado professor com a sua seita ativa no partido mais conhecido como a agência de Lisboa no Funchal?

Como é que aquela senhora do Jardim do Mar deputada provisória em São Bento (não foi assim que ficou acordado eleito Emanuel Câmara e ainda autarca no Porto Moniz?) vai assumir um dos lugares da direção do Grupo Parlamentar socialista na Assembleia da República. 

Cheira a traição, o que será mais uma do lagartixa à família Câmara. Uma trapalhada mas isso é lá com eles.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

 Enquanto eles discutem a imigração na faixa ocidental da Ibéria, aqui trabalha-se.

As empresas da Região estão mostrar como se faz “estão mais sólidas e preparadas para enfrentar ciclos económicos adversos” quem o diz é um administrador de um grande banco. Na nossa terra segundo este responsável “há empresários com visão de longo prazo e capacidade de inovação “ 

É claro que as oposições pejadas de maldizentes e incapazes vão continuar no registo que os tem conduzido à rejeição do nosso povo. Não têm emenda os desgraçados!

quarta-feira, 25 de junho de 2025

 O Partido da Autonomia, tem um importante desígnio para o futuro próximo.

Reconquistar a governação de todos os concelhos da Região. 

Já se conhecem algumas escolhas e fundamentalmente equipas compostas de gente que garante  trabalho em prol das comunidades locais. Pessoas com competência e total dedicação demonstradas nas suas profissões, homens e mulheres que não têm medo da luta contra a maledicência habituais nas oposições onde vegetam imensos dependentes da vida política para a sua sobrevivência. 

terça-feira, 24 de junho de 2025

Um funeral foi o pretexto para um ajuntamento de saudosistas das várias correntes do comunismo opressor do povo, que quase arrastava Portugal para uma nova ditadura 

Houve de tudo até gente vinda de fora, mas não podemos deixar se assinalar a presença de uns tontos em especial o aldrabão Cafofo que fez questão de estar sempre na linha de vista dos fotógrafos que fizeram a cobertura do deprimente evento.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

 O mundo está perigoso e não faltam palpiteiros a tomar partido. 

Há um caso de gritante reincidência no sentido de que ninguém liga aos seus apelos choramingados. É o caso do socialista Guterres cuja ascensão ao mais importante cargo das Nações Unidas apenas naquela faixa decadente no extremo ocidental da Ibéria, continua a ser citada. O homem cada vez que se exprime mete dó e acentua a sua inutilidade e pouca relevância. 

Sobre tomar partido sobre a desgraça a que todos estamos a assistir, seria interessante conhecer as posições de conhecidas figuras locais sempre prontas para opinar.

domingo, 22 de junho de 2025

 Agora é uma petição publica.

Os derrotados, os ressentidos, os incapazes, os invejosos, os pecadores aí estão prontos a atirar a primeira pedra. Mas será que esta gente inútil que nada produz, que milita na conversa de tasca e do café  afiando a língua e vomitando as suas frustrações, ainda não percebeu que ninguém lhes liga?

sábado, 21 de junho de 2025

 As virgens ofendidas sem água para se lavar.

O parasita do partideco familiar de Gaula, a propósito do caso dos guardas florestais que tanto tem agitado as oposições e a jornaleira incompetente, chamou “bicharada” aos deputados da maioria em particular aos membros da bandada do PSD e do governo.

Vamos chamar-lhe javardo pequeno ruim e chulo da política,  o que no fundo é tudo que ele tem sido na sua já muito longa passagem pela política.



sexta-feira, 20 de junho de 2025

Um ataque do nocivo politicamente correto que faz mal à democracia. 

Uma reação perfeitamente humana ao ataque de uma saloia que ofendeu os guardas florestais que dão o corpo ao manifesto defendendo a natureza e prevenindo os fogos postos, foi usada para denegrir a nossa terra em tudo o que era jornaleira no retângulo adjacente e também nos tontos que a exercem por cá. 

A saloia em questão teve apoios de uma execrável cubana e fez “ressuscitar” a falsa bordadeira a extremista das multi reformas. Até os sonsos e aldrabões de Gaula que se fartam de ofender em público os seus adversários também vieram a terceiro fazendo papel de virgens ofendidas, não deixando de atacar os homens que têm por missão a defesa das nossas florestas. 

É claro que os escribas que sobrevivem à custa de  subsídios sugados aos dinheiros públicos alinharam ao lado da extrema-esquerda e promoveram abaixo assinados.

Bardamerda para estes inúteis.


quinta-feira, 19 de junho de 2025

O professor antigo sindicalista mal visto pelos seus colegas verdadeiros professores, detestado pelos seus alunos, membro da seita rasca do PS e destacado parasita de lugares na política regional, de nome Caetano é candidato à principal Câmara da Região.

Deve ter sido escolha do agarrado Cafofo, só pode ser.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Ao deputado Neves que se senta em São Bento, dizemos que em relação a ditos “amigos” políticos daqueles lados estamos vacinados e não esquecemos experiências não muito antigas. 

Um verdadeiro Autonomista não se proclama em tom de bajulação, antes de tudo temos de ver provas. Já agora senhor deputado o povo que o elegeu, não apreciou a declaração de um ministro que mostrou em tom sobranceiro que não sabe (ou pior não respeita) o que são Regiões Autónomas e Ultraperiféricas cujo estatuto - neste caso- é reconhecido pelo direito comunitário. 

Pergunta-se: E o senhor Neves o que pensa sobre tudo isto?

terça-feira, 17 de junho de 2025

Alô senhores de Lisboa!

Na Madeira estamos à espera de decisões que mostrem aos madeirenses e aos porto-santrenses ao que vêm. 

Aqui ficam umas dicas: Revisão da Lei das Finanças das Autonomias, Sistema Fiscal Próprio, uma verdadeira preocupação com a Continuidade Territorial cumprindo a Constituição. 

Já que anunciam “guerras” não se esqueçam do combate aos tiques colonialistas do Estado. 

segunda-feira, 16 de junho de 2025

 Sensaboria no retângulo adjacente.

Agora, andam entretidos a analisar as ideias de um pachola sem história, sem nada de interessante para apresentar, que se acha com condições para render o irrequieto ainda  morador em Belém.

A Madeira deve -por enquanto- manter-se à margem das excitações da parolagem lisboeta.

Nós somos melhores do que aquilo!

domingo, 15 de junho de 2025

Os discípulos do desaparecido ex-ditador de Machico.

Os sousinhas de Gaula inspirados no agora idolatrado pelo cinismo do politicamente correto, foram cúmplices do usurpador da sotaina replicando os vícios deste usando a política para dar emprego  a familiares e amantes. Olhe-se para o percurso dos javardos. 

Todos passaram pelo PS e chegaram a deputados através do PS,. 


sábado, 14 de junho de 2025

 Hipocrisia ou o politicamente correto não seu pior.

Os cínicos dizem que morreu “um bom homem, um democrata um amante da liberdade, um desinteressado das riquezas do mundo, um santo”. É um verdadeiro escândalo uma ofensa à inteligência o que se lê por estes dias nos desacreditados panfletos desta terra. 

Morreu um ser que perseguiu quem não pensava como ele, quem tinha a coragem de enfrentar um execrável, um potencial ditador, mas isso os escribas não dizem amarrados que estão às orientações que lhes chegam dos seus donos, também eles uns desprezíveis oportunistas.


sexta-feira, 13 de junho de 2025

Chegou a hora da verdade, agora não pode haver desculpas.

Têm sido proclamadas inúmeras prioridades, guerras aos desperdícios do Estado, mas os madeirenses e os portossantenses, continuam à espera de ouvir alguma coisa que lhes desperte a atenção e isso só poderá acontecer se tiver impacto no futuro próximo da sua terra, que ao que se sabe ainda faz parte de Portugal e contribui com três eleitos para a estabilidade da nova maioria.

Sabemos que não deve ser fácil governar no caos que em todos os sentidos se verifica na faixa ocidental da Ibéria, mas que diabo.

Será necessário lembrar aos instalados na velha capital do império perdido que aqui se comemoram os 50 anos da fundação da Autonomia, umas das grandes conquistas do Portugal democrático?