sábado, 30 de abril de 2022

Mal, anda, muito mal o novato Sérgio, dito líder do PS, cada vez mais o partido de Lisboa.

Colocado no lugar para servir conhecidos interesses económicos, foi sequestrado pelo colaboracionismo dominado pelo agente Iglésias. 

Na Assembleia da República, houve discussão e votação do Orçamento de Estado, e como se antevia naquele trio que era suposto defender os interesses da Região, ninguém piou, e todos acabaram a votar a favor de uma peça política que continua a ignorar a terra que os elegeu. Seguiram as ordens do coordenador cubano, o controleiro que sufoca a suas liberdades.

Mais uma humilhação para o deputado Pereira, sem que este se atreva a refilar. Foi posto de lado e passou a ser mais uma amestrado obediente a Lisboa.

Ficou claro na legislatura em curso que a Madeira apenas pode contar com três deputados. 

Estão na bancada do PSD, fazendo oposição e são as únicas vozes que colocam a nossa Madeira sempre em primeiro lugar. Mostraram no passado quando se sentavam na bancada do partido do governo e enfrentaram sem medos as consequências, do seu desalinhamento. 

O socialismo do novato Sérgio continua a ser uma farsa.      

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Ainda houve quem perguntasse em nome da Madeira, se o "omnipresente"primeiro- ministro vai ter em conta as questões da Região quando o Orçamento de estado foi discutido na especialidade. 

Mas haverá ainda quem acredite que este governo socialista de maioria absoluta, irá mudar o seu comportamento? A Madeira tem sido uma obsessão confessada do socialismo lisboeta, mas apenas no sentido da sabotagem. 

Neste momento o que vemos é um governo a preparar-se para esmagar o país com mais impostos, a fazer que dá para logo tirar, em nome de umas proclamadas contas certas, a grande aldrabice da política à portuguesa com a marca PS.

Aguardamos para ver qual será o sentido de voto neste OE,  do Pereira, e dos outros dois socialistas que andaram a "bramir" o slogan Madeira primeiro.         

 

quinta-feira, 28 de abril de 2022

O professor que foi incapaz de ensinar os alunos que tiveram a infelicidade de lhe passar pelas "mãos", e agora político socialista local no ativo (entrar e sair é a especialidade dos oportunistas e este Caetano -é do substituto do agente cubano na Avenida do Mar, que falamos-sempre usou a política e o sindicalismo como fonte de recurso e sobrevivência) acha que a informação desta terra está controlada pelo poder.

Aos grintinhos o desprezível cagão acusou tudo e todos até quem lhe dá palco e publica as suas "baboseiradas". 

Está "descalibrado", o tontalhão, afinal a sua condição diária. 

Haja quem lhe pergunte qual foi o partido que andou a pagar a agências de manipulação, instalando-as na sua sede, ou pior em espaços públicos momentaneamente geridos pelo seu PS, e a pagar publicidade e cadernos de propaganda, em promiscuo e comprovado conluio com conhecidos folhetos desta terra. 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Há uma onda patrioteira, normal, no cinismo dos poderes lisboetas, à volta do papel do português secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres e da sua ida a Moscovo, a propósito da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Só após 60 dias de guerra, cidades destruídas, milhares de mortos, desaparecidos e em fuga - dois meses- para que o "alto funcionário" da  ONU, decidisse ir à zona de guerra. Falou no início, é verdade, mas logo se encolheu quando ouviu as desconsiderações do invasor sobre o seu papel no cenário político internacional. 

Depois de Moscovo, onde foi tratado com esgares de desprezo pelo ditador russo (só o comentariado lisboeta não viu), agora vai pisar a terra mártir da Ucrânia, onde já estiveram tantos líderes políticos de primeiro plano... arriscando os mísseis russos.

Por mais que queiram e "pintem" em Lisboa, o seu enviado predileto, foi ineficaz, continuará a ser letra morta na solução da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Só na capital da Ibéria ocidental, há quem acredite no "cessar-fogo imediato" reclamado pela relíquia socialista Guterres.    

terça-feira, 26 de abril de 2022

Logo a seguir ao 25 de Abril, a Madeira e o seu povo mostraram ao oportunismo comunista e à "rascalhada" intelectual apoiante do chamado conselho da revolução e aos seguidores do militar com tiques colonialistas e outras loucas derivas, de que lado estava.

A luta dos madeirenses, contribuiu para a denúncia do desenraizado joão abel que aqui desembarcou cheio de ambições e do agora "conferencista abrileiro" caldeira (ambos recrutados para uma junta governativa imposta por Lisboa) e do carreirista ainda no activo carita...há muitos mais! 

Houve tempos em que foi necessário mobilizar centenas de verdadeiros madeirenses para a luta contra a nova ditadura obediente à Rússia soviética, que os comunistas queriam trazer para todo o Portugal, com o apoio dos referidos e outros coitados que ainda poluem por aí...coitados? menos o novo rico que surgiu a contar histórias "abrileiras" da carochinha. 

 

 

segunda-feira, 25 de abril de 2022

A Assembleia Legislativa da Madeira, comemora o 48º aniversário do 25 de Abril, numa sessão especial.

Os votos do nosso povo expulsaram do parlamento os ultra-esquerdistas da reacionária falsa bordadeira e do aldrabão paulino. Não fora a presença do representante do social-fascismo, lume (o amestrado do traidor edgar), e aquilo seria totalmente despoluído.

Por mal dos nossos pecados, infelizmente, a letra vencida hoje com a chave daquela coisa chamada Bloco, organização que tomou o lugar da sinistra UPM- que exatamente há quarenta e oito anos, ameaçava e perseguia madeirenses, numa analfabeta soberba revolucionária, promete juntar a habitual meia dúzia de indigentes para conspurcar a cidade... e vão ter a cobertura dos folhetos, em luta pelo título de campeão das sobras de papel impresso.


 

domingo, 24 de abril de 2022

Agora nas vésperas das comemorações do 25 de Abril de 74. não deve haver mais tolerância para o grupúsculo social-fascista do PCP. 

Infelizmente ainda há quem se comova com o papel da seita no chamado combate ao regime de Salazar. 

Na verdade, esta gente quando combatia o sistema político de partido único então existente em Portugal, fazia-o ao serviço dos desígnios do comunismo soviético, e tinha como objetivo único instalar no nosso país a partir da tomada de Lisboa, uma ditadura inspirada no modelo criminoso e opressor das liberdades individuais, em vigor em Moscovo

Na Madeira, eles foram logo topados ainda em 1974 e tiveram a resistência do nosso povo, mas mesmo assim, a democracia permitiu-lhes a entrada no nosso parlamento. 

Ora gentalha que se serve os tiranos deste mundo e combate a democracia não merece ser mais tolerada!  

 


sábado, 23 de abril de 2022

Nesta terra há um barrete que não nos protege da sombra do socialismo do Costa, um inútil que se julga gente mas que não passa de um pateta serviçal, um vadio apenas preocupado com a sua sobrevivência. 

É uma inutilidade que desespera quem trabalha, tenta criar emprego, empreender, e é obrigado a pagar impostos agiotas por "correspondência" fruto das políticas socialistas de um governo que não mereceu o voto do povo da nossa terra.

Afinal para que é que serve manter um parvalhão destes?    


sexta-feira, 22 de abril de 2022

O PCP, o partido social-fascista, que insulta a democracia e ofende quem está a morrer em defesa da liberdade na Ucrânia, é o mesmo partido que andou a condicionar a governação de Portugal, é o mesmo partido que contribuiu para o derrube de um governo formado pelo partido mais votado pelos portugueses em eleições democráticas em 2011.

O PCP, esteve ao lado dos PS na golpada de 2011 que levou para São Bento o então derrotado nas urnas Costa.

Este PCP, social-fascista representado na Madeira pelo traidor ao nosso povo, o vendido Edgar, não defende os humildes e os mais desfavorecidos da vida, é uma organização sinistra aliada da extrema- direita que governa a Rússia, que mata inocentes na Ucrânia, prende nas ruas de Moscovo e faz desaparecer quem ousa opor-se à tirania putinista. Agora é assim, como sempre foi no tempo do criminoso Estaline, e durante o comunismo soviético idolatrado pelo PCP.

O partido representado por aqui pelo fantoche Edgar, envergonha Portugal e o PS que foi seu aliado devia pedir desculpa aos portugueses por ter partilhado com este PCP, interesses do Estado, logo de todos nós.  

quinta-feira, 21 de abril de 2022

A Assembleia da República a exemplo de outros parlamentos democráticos do mundo, vai ouvir em sessão solene especial, o Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelinsky, mas os representantes da aberração social-fascista  chamada PCP, anunciaram que irão estar ausentes durante a intervenção por videoconferência do líder ucraniano, o que é um favor que acabam por fazer aos portugueses.

Os comunistas do PCP, têm um problema com a democracia, e ainda são tratados com indulgência, mas está na hora de os colocar no devido lugar. 

E que tal se os deputados com assento nos parlamentos deste país saíssem das salas sempre que um social-fascista, usasse da palavra? No território socialista ainda impera o politicamente correto e não é de esperar que tal se concretize, mas aqui na nossa terra, bem que se podia dar o exemplo, deixando o Lume amestrado pelo traidor Edgar a falar só.  

quarta-feira, 20 de abril de 2022

A procissão ainda vai no adro e o (des)governo socialista goza com os portugueses.

Não há austeridade, diz o parvalhão Medina abanando o desatualizado OE, feito pelo espertalhão Leão, com a "vidinha" resolvida para os tempos próximos.

Há austeridade, sim senhor, todo o Portugal sente, mas este socialismo da propaganda continua a mentir. Por aqui o colaboracionismo segue a cartilha. Infelizmente os madeirenses e os porto-santenses, não poderiam esperar outra coisa daquele PS, entregue ao sequestrado Sérgio. 


terça-feira, 19 de abril de 2022

No dia em que o socialista Guterres foi classificado como um político ineficaz (foi empregue a palavra tonto) houve um "desfile" de virgens ofendidas. 

O que terão a dizer certas mentes, passadas décadas, sobre o desacreditado Secretário-Geral das Nações Unidas, visto nas democracias deste Mundo como um peso morto, nesta crise da guerra da Ucrânia. No início do conflito esboçou umas das suas ladainhas de sacristia, acabou violentamente destratado pelo invasor Russo, através do ministro dos estrangeiros Lavrov e a partir daí encolheu-se. Enquanto vemos dirigentes mundiais na zona de conflito, arriscando as suas vidas nas ruas de Kiev, o sorna Guterres mantém-se no bem bom nova-iorquino

Um inútil, este português Guterres, que continua a ser cortejado por uns tontos da Lisboa socialista, mas infelizmente não só...  

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Socialismo no governo e ministros a tratar da "vidinha"... e do seu futuro.

O povo? O povo que se lixe.

O Leão, o obscuro docente do Iscte que chegou a governar as finanças em substituição de outro carreirsista, o Centeno, ainda era ministro e em vez de "cumprir com lealdade as funções que lhe foram confiadas", como tinha jurado na sua tomada de posse, deu prioridade ao "tachão" a que aspirava após a anunciada saída do executivo, inscrevendo no orçamento de Estado 5 milhões, destinados ao seu novo emprego.

Saiu do Iscte professor e regressou à escola direitinho para o pomposo lugar de vice-reitor.

É nisto que dá entregar governos ao socialismo com a marca PS.  

 

domingo, 17 de abril de 2022

Um dia há-de ser contada a história das sacanices feitas pelo lagartixa e pelo seu aliado cubano, ao antigo árbitro e ao seu filho, este implacavelmente afastado das listas eleitorais em benefício do controleiro para aqui enviado por Lisboa. 

Porventura não será o novato Sérgio a fazê-lo, já que é um "sequestrado" pelos interesses do figurão seu patrão, apoiante (à sucapa através das páginas do seu folheto), do mentiroso e envolvido no resgate dos negócios do agente agora regressado ao continente onde é deputado do sistema centralista ainda com tiques dos tempos do coloniais.      

sábado, 16 de abril de 2022

A parvoeira ambulante já começou a debitar vacuidades por lá.

O inqualificado conhecido por estes lados como a lagartixa mentirosa "exerceu" durante os últimos anos as funções de cônsul de Portugal no Funchal, e agora, ironia do destino, passou a chefe dos cônsules da República. 

 

sexta-feira, 15 de abril de 2022

O panfleto do costume voltou a abrir as suas páginas ao líder do colaboracionismo socialista.

O tipo sem raízes na terra que o acolheu e lhe deu palco e dinheiro, exalta o orçamento e o programa de governo que vai desgraçar a vida aos portugueses e provoca os madeirenses num texto repelente. 

Diz que o PS "honra os compromissos e irá apoiar devidamente as Regiões Autónomas". A experiência passada mostra que o socialismo lisboeta e as ramificações locais não são de confiança. 

Era bom que este senhor ficasse por lá e deixasse de falar em nome da Madeira...

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Em ritmo acelerado para o rabo da lancha é assim que está Portugal do socialismo da propaganda.

Muito irão sofrer as famílias portuguesas nestes tempos da "sociedade Costa&Medina".

Empobrecimento, infelizmente, é o caminho que nos espera a todos. O défice já ultrapassou os 5%, os impostos aí estão para triturar as empresas e os cidadãos deste pobre país. Só mesmo um PS arrogante seria capaz de voltar apresentar um OE igual àquele foi chumbado em outubro.

Quem vai prosperar com a "sociedade Costa&Medina"são as habituais clientelas ligadas ao socialismo da propaganda.  

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Deu a louca no penico (serrão dos socialistas).

Falando para a parvoeira colaboracionista, o penico inventou e escondeu a verdade a propósito da dívida da Madeira. 

Ora, o tipo numa de apresentar serviço aos senhores da Lisboa (até usa o sotaque) voltou a "esquecer" que a terra que lhe paga o ordenado tem um défice de 100%  do PIB, enquanto na República eles andam aflitos com um défice na ordem dos 130% do PIB, para não falar da inflação que já ultrapassa os 5%. 

Este penico é conhecido por muitas más razões como não falar com os seus familiares por se julgar um ser superior.

Raios partam o penico socialista.       

terça-feira, 12 de abril de 2022

O socialismo continua enredado na TAP. 

Esta gente que se encontra no governo português fez da reversão (uma palavra muito cara aos governos do Costa) da entrega da gestão da TAP a privados, um instrumento de propaganda que muito tem custado aos contribuintes do país e em particular ao povo da nossa terra.

Acaba de ser anunciado mais um monumental prejuízo de quase 1.600 milhões de euros em 2021. Parece não haver solução para aquilo, mesmo após a companhia ter recrutado através de concurso internacional  uma presidente estrangeira. Ora se a senhora veio para cá por ter experiência e currículo irrepreensível no mundo dos transportes aéreos não será de questionar a competência do palavroso e esquerdista ministro com a tutela da TAP, responsável pela sua contratação ?

Dizem que os maus resultados agora revelados acontecem a par de um aumento no número de passageiros e consequentemente das receitas e atribui-se ao fecho da manutenção dos aviões no Brasil o maior impacto nos prejuízos. 

Ou seja há sempre uma ou várias desculpas... como assim o contribuinte é que paga o regabofe e os madeirense e os porto-santenses continuarão a subsidiar o poço sem fundo.  

 

 


  

 

segunda-feira, 11 de abril de 2022

A democracia violentada pela escumalha.

Depois de anos nas mãos da reacionária falsa bordadeira, a conhecida saneadora e amante das ditaduras comunistas, mantém-se por aí uma coisa a que chamam "bloco de esquerda" agora entregue a uma Letra vencida. Ora esta senhora com um ar desmazelado acompanhada por uns tipos notoriamente de mal com a vida, resolveu promover uma fantochada na chamada zona velha da cidade.

Os representantes da inexistência política (apareceram em modo quarteto o que prova que aquilo não dá para mais)  tiveram ampla cobertura jornalística o que prova a decadência dos critérios da jornaleira local. 

Estão bem uns para os outros...       

  


domingo, 10 de abril de 2022

A máscara da propaganda socialista até na Comissão Nacional do partido (órgão logo abaixo do congresso) começa a ser desmontada.

Foi um dirigente do partido que teve a coragem de dizer na cara do Costa que as previsões do FMI, até 2026, alertam para uma queda de 11 posições no ranking mundial do PIB per capita, ou seja o Portugal governado pelos socialistas apesar da maioria absoluta, pode ser ultrapassado por 11 países sendo relegado para o rabo da lancha na Europa.

Como lembrou o corajoso socialista, Daniel Adrião, (é assim que se chama o homem) a manterem-se os atuais níveis de criação de riqueza estamos condenados a ficar mais pobres.

Costa ouviu e calou, ele o bufo ao serviço da Rússia, agora com a pasta das finanças no governo de lá.  

 

sábado, 9 de abril de 2022

O representante da terceira força política deste país, eleito com os votos dos portugueses, o mesmo povo que deu a maioria ao governo em funções, foi hoje repreendido pelo cínico Silva em sessão plenária da Assembleia da República. 

Ora, o que nunca se ouviu por aqueles lados foi qualquer reparo às barbaridades ditas pelos deputados comunistas em apoio ao carniceiro Putin, o invasor da Ucrânia, como aconteceu por estes dias nos corredores de São Bento, com uma senhora, que lidera a bancada parlamentar do PCP.

O mesmo se passa com o "comentador" de Belém, até hoje incapaz de dizer uma palavra de censura ao comportamento dos social-fascistas, que conspurcam a nossa democracia.    

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Foi um governo de arrogância absoluta aquele que se apresentou na Assembleia da República.

Por isso, os madeirenses e os porto-santenses, devem estar preparados para o combate que aí vem. O sinal foi dado pelo primeiro-ministro Costa, num aparte de mau gosto sobre o novo Hospital Central da Madeira.

 

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Os politicamente corretos, tendo à cabeça o cínico Santos Silva que disse que queria voltar à universidade (onde poucos alunos se lembram dele) mas que sempre sonhou com a presidência da Assembleia da República, abriram uma guerra com o Chega, mas ao mesmo tempo continuam a tolerar o Partido Comunista, uma organização fascista alinhada com o totalitarismo russo.

Se ainda houvesse dúvidas, a guerra na Ucrânia tem mostrado ao mundo que o imperialismo dos herdeiros dos monstros, Lenine, Estaline e toda a geriatria que os sucedeu e agora o FDP Putin, são seres malévolos à humanidade. Em Portugal o apoio sem reservas à guerra desencadeada pela Rússia, devia ser motivo para questionar o tratamento dado ao PCP, a todo o PCP, incluindo a ramificação aqui existente liderada pelo execrável Edgar, agora armado em objetor de consciência.

Os "paninhos quentes" infelizmente continuam  a ter lugar em Portugal. Veja-se a intenção do homem de Belém, que a propósito do 25 de Abril, decidiu condecorar o camarada Vasco, o militar que em conluio com o PCP tudo fez para tornar Portugal um país satélite da antiga União Soviética.

 

       

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Costa anda a formar governos há oito anos. 

A propaganda tem sido a sua arma, a mentira um recurso, e no que diz respeito à nossa terra várias tentativas de colocar um fantoche no poder. Fartou-se de sabotar e provocar os madeirenses mas o nosso povo nunca permitiu que os seus desejos fossem avante.

Que protege e aprecia os lambuzas e traidores ninguém duvide, veja-se a importação do inqualificado lagartixa mentiroso para o governo recém empossado.

Quanto às suas políticas o desastre é frequentemente mascarado pela tal propaganda. Na saúde, no entanto, felizmente ainda há gente que tem posto a nu o desastre do sector, com e sem pandemia. Ainda agora soubemos que nos hospitais de Lisboa há 200 mil doentes em lista de espera, praticamente em todas as especialidades. Há gente a sofrer sem acesso a um médico do SNS há mais de um ano. Há hospitais com mais de 800 doentes na listas de espera.

E aquela parvoeira liderada agora pelo novato Sérgio acha que é por lá que se encontra o modelo de saúde a seguir pela Madeira.

   

terça-feira, 5 de abril de 2022

Uma "academia" pindérica.

O novato Sérgio, escolheu para orador da chamada Academia PS o primeiro-damo, imagine-se para falar de políticas de ambiente.

Quem o forçou, quem o influenciou na escolha do gasto e usado Freitas, o triturador de líderes, o carreirista sempre em pé?

Bem se sabe que o novato veio de fora, e talvez por isso continua a  dar sinais de não saber onde está metido, mas em tão pouco tempo mais um "estampanço"...chega a dar pena do homem. É que dá mesmo vontade rir saber que o orador Freitas, resolveu fazer avisos a quem tem legitimidade democrática para tomar decisões.

Na tal "academia"ficamos a saber que eles lá no PS vão adotar a tontice de um chamado bilhete de identidade do PS português (sic) da autoria do centralista Santos Silva.

É o partido de Lisboa no seu melhor.    


segunda-feira, 4 de abril de 2022

Vai mal a direita agora entregue ao pedante "senhorito" Melo de Joane, um lugarejo no norte de Portugal, quando tem de recrutar para os órgãos partidários umas figurinhas sem crédito que estão a ajudar a afundar o CDS.

Numa triste luta pela sobrevivência, após o histórico desastre eleitoral recente, que afastou o CDS do parlamento nacional, é confrangedor assistir ao recurso a gente sem qualidade que usa a política, não como um  serviço nobre à comunidade, mas sim como um meio de sobrevivência pessoal (puro carreirismo) e prestador de serviços a grupos com interesses.

Patético, é o mínimo que se pode dizer do ar de felicidade com que as nulidades se passearam em frente às câmaras de televisão  durante o congresso do fim de semana.

Sobre certos "figurões" seria interessante conhecer a opinião de antigos deputados centristas (gente com convicções que nunca negociou à socapa com socialistas) que conviveram em São Bento, com pelo menos dois dos agora escolhidos pelo "senhorito" Melo.  

Curiosamente, apesar do seu percurso recente de combate político ao serviço do CDS na Assembleia da República, esse antigos deputados foram dispensados...  

Dito isto, que ninguém duvide o "velho" CDS faz falta!

domingo, 3 de abril de 2022

Será que o governo do Medina/Putin vai mandar pagar os reembolsos do IRS em rublos? De alguém que andou a denunciar ativistas contra a ditadura de Moscovo tudo é possível.

Entretanto, o novato colaboracionista Sérgio, recebeu a visita do agente cubano e saiu-se com a asneira da baixa do IVA, esquecendo-se que este imposto em Portugal é per-capita, e que qualquer alteração abaixo dos 22% representa um ganho para a República, que assim passaria a transferir menos dinheiro para a Região.

Será que ele tem consciência que na saúde e na educação esse mesmo Estado deve mais de 5 mil milhões? 

Até que seria uma boa decisão mexer no IVA e no IRS diminuindo esses impostos agiotas, mas dar mais subsídios aos Sousas  e a outros parasitas é uma loucura que só na cabeça de um fulano sem pensamento próprio e manietado  pelos interesses que o mantêm amarrado curto.

sábado, 2 de abril de 2022

Os provocadores embebedaram -se com o programa de governo do Costa no capítulo dedicado às autonomias.

Ora, o documento a agora apresentado pelo conhecido sabotador (tentou tudo e mais alguma coisa para interferir mas escolhas do nosso povo mas saiu derrotado) não é mais do que um rol de boas intenções que vai cair no baú dos habituais engonhanços, que têm sido regra nas relações entre os governos da Madeira e de Lisboa.

Ao contrário do que dizem "certos" não se  pode esperar nada de positivo de um governo liderado por um sabotador vingativo que ainda por cima está mais preocupado com o seu futuro pessoal e político.

Cá estamos para ver se vai haver vontade de cooperar... 

sexta-feira, 1 de abril de 2022

O novato Sérgio não tem pensamento próprio.

Numa anedótica iniciativa (claramente soprada pelo agente agora em Lisboa) o rapaz queria que os eleitos pelo povo madeirense e porto-santense, aprovassem na Assembleia Legislativa,  um voto de congratulação pela entrada do Cafofo mentiroso compulsivo no governo socialista de Lisboa. 

É claro que levou sopa. 

Ter memória é uma coisa muito importante na política e ninguém esquece o papel de colaboracionista assumido pelo agora candidato a ficar na história como um dos seres mais incompetentes alguma vez empossados nos governos de Portugal.

Ao contrário do que andam a dizer por aí uns idiotas úteis, alguém que sempre andou a lambuzar os poderes com tiques coloniais, nunca poderá defender os interesses da nossa terra.