Os madeirenses sabem distinguir aqueles que mudaram mentalidades na nossa terra e mantêm acesa a luta pela Autonomia, no fundo pelos seus direitos, dos aldrabões recrutados pelo PS local, que pouco diferem em muitos aspetos dos sousas, os "gnomos" de Gaula.
Estes últimos, contestam tudo, e tudo fazem para arrastar nos tribunais os processos em que estão envolvidos. Assim, mantêm uma almofada financeira que lhes permite pagar mais de um milhão por ano a um advogado amigo, financiar o partideco (irmandade) ou até fazer negócios e parcerias (alianças) como aconteceu com os apartamentos do Porto Novo. O método destes sanguessugas da democracia é "quem vier a seguir que se lixe e pague a conta".
Quanto ao PS, o partido de Lisboa, para a além da vergonhosa e crónica subserviência ao centralismo do Terreiro do Paço, é uma agência geradora do caos e de défices para pagar tachos a vadios sem qualidade, como um conhecido barrigudo que levou à ruína a Frente Mar (milhões voaram e ainda não foram recuperados).
Na verdade há uma grande diferença entre quem é responsável e quem é aldrabão e se serve dos dinheiros públicos.
Felizmente o nosso povo conhece a parábola separar o Trigo do Joio.